FIFA comemora 25 anos desde o lançamento da sua primeira versão, e evoluiu muito desde então, com gráficos mais realistas, jogabilidade aprimorada e novas funções. Afim de matar a saudades dos melhores títulos lançados na história da franquia? Confira o especial com os dez clássicos que marcaram época entre os fãs de futebol virtual.

FIFA International Soccer

Primeiro título da série de futebol da EA, FIFA International Soccer tinha gráficos e jogabilidade bem simples se comparados aos de hoje em dia, mas impressionou na época do seu lançamento. O game rapidamente se tornou uma alternativa interessante para os fãs do esporte, graças à variedade de equipes disponíveis e a parceria oficial entre Eletronic Arts e a FIFA.

FIFA 98: Road to the World Cup

Batizado em referência à Copa do Mundo de 1998, realizada na França, o game é um dos mais populares entre os fãs da franquia, e chegou aos PCs e consoles da quarta e quinta geração, que contavam com gráficos tridimensionais, animações e ambientação bastante caprichadas. Uma versão da Copa também foi lançada na temporada de 98, com direito a menus redesenhados e todas as equipes e estádios da competição.

FIFA 98 fez sucesso em diversas plataformas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 2002

A versão de 2002 do simulador da EA representou um importante salto de qualidade para a série FIFA, que se tornou muito mais realista. Com muitas licenças, jogabilidade bastante melhorada e recheada de opções, como novos dribles e diferentes tipos de chutes, o game foi porta de entrada para uma legião de novos jogadores.

... hoto">

FIFA 2002 conta com centenas de equipes licenciadas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 2004

Já bastante evoluído, o game foi sucesso no PC, PlayStation 2, Xbox e GameCube. Além de ótimo desempenho e bons gráficos, o jogo se destacou pelo novo sistema de cobrança de faltas e escanteios, que permitia muito mais controle e opções táticas, como bolas curvas e batidas ensaiadas. Apesar de interessante, o sistema dividiu opiniões entre os jogadores, e não foi incluído em versões mais modernas de FIFA.

FIFA 2004 tinha sistema inovador de cobrança de faltas e escanteios (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA Street 2

A segunda versão do spin-off de futebol de rua melhorou a fórmula em praticamente todos os aspectos, e é até hoje lembrado como um dos games mais divrtidos da série FIFA. Recheado de dribles e craques, incluído lendas do passado, o título tem um modo campanha bastante completo e competitivo, além das ótimas opções multiplayer para desafiar e humilhar os amigos com fintas desconcertantes.

FIFA Street 2 trazia dribles ousados e futebol de rua para os consoles (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 07

A versão de 2007 de FIFA é considerada por muitos a responsável pela grande ascensão do simulador da EA. Com jogabilidade muito melhorada e balanceada, o game atraiu muitos fãs de seu principal concorrente, Pro Evolution Soccer, e foi a base para versões ainda mais competentes que viriam nos próximos anos.

FIFA 07 foi um dos melhores da série de futebol da EA Sports (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 09 e 10

Introduzido na versão de 2009, o modo Ultimate Team só cresceu desde então, e se tornou o carro chefe da franquia de futebol da Eletronic Arts. Em FIFA 10 o modo foi lapidado e ganhou diversas das mecânicas e características usadas até hoje no modo.

FIFA 09 e 10 popularizaram o modo Ultimate Team (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 12

Depois de anos usando um sistema de marcação automatizado (mais ou menos como o visto em Pro Evolution Soccer), FIFA 12 adicionou o novo modo Defesa Tática, usado até hoje no game. A mudança foi um grande divisor de águas na jogabilidade do jogo, que ficou bem mais complexa e competitiva.

FIFA 12 introduziu sistema manual de defesa usado até hoje (Foto: Divulgação/EA Sports)

FIFA 14

A versão de 2014 de FIFA foi a primeira a chegar para PS4 e Xbox One, e turbinou o visual do game em relação aos títulos passados. FIFA 14 também está entre os favoritos dos fãs quando o assunto é jogabilidade, muito mais rápida e agressiva, e no Ultimate Team, que foi um dos mais equilibrados desde seu lançamento.

FIFA 14 marcou a chegada do game à geração atual (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

FIFA 18

Lançado no final de 2017, o game é um grande exemplo da evolução de FIFA como jogo. Gráficos ainda mais bonitos e detalhados, dezenas de novas animações, comemorações e boa jogabilidade são marcas do jogo. O modo Ultimate Team também ganhou muito com a introdução do Squad Battles, modo offline competitivo que garande ótimas premiações semanais.

FIFA 18 é uma das melhores versões do jogo da EA Sports (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O que você achou de Fifa 18? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.