Se o seu notebook Samsung não liga, há algumas providências a serem tomadas antes de levar o equipamento à assistência técnica. Embora esse tipo de comportamento possa ser causado por falha do hardware, há algumas medidas no sistema que podem resolver o problema e fazer o PC voltar a funcionar. Além disso, mesmo que você não encontre a solução, é possível filtrar as possíveis causas para ter uma noção melhor sobre a raiz do defeito.

Veja a seguir quatro dicas para resolver um problema de funcionamento em diversos modelos de laptop da fabricante coreana, como os np270e4e, np370e4k, rv411 e rv420.

Faça um reset forçado

Falhas de sistema, como uma atualização mal realizada, podem impedir que o notebook Samsung seja iniciado corretamente. Isso ocorre, normalmente, quando o notebook acende a luz mas não liga. A solução é executar um reinício forçado ou hard reset.

Passo 1. Retire a bateria do notebook e desconecte o cabo de energia;

Retire a bateria e o cabo do notebook Samsung (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, pressione o botão liga/desliga por 30 segundos e solte;

... 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">

Pressione o botão liga/desliga por 30 segundos antes de religar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 3. Reconecte a bateria e tente ligar o notebook normalmente.

Teste a bateria

Se a tentativa anterior não funcionar, é possível que a causa do problema seja a bateria. Para se certificar, execute o mesmo procedimento de reset forçado, mas, no último passo, deixe a bateria de fora. Em vez disso, conecte apenas o cabo de energia e tente inicializar o computador. Se a máquina ligar, a bateria provavelmente está com defeito. Teste essa opção quando o notebook não liga nem carrega ou acende os LEDs.

Conecte o cabo de energia sem a bateria (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Examine o vídeo

O teste de vídeo caseiro requer um monitor extra ou uma televisão com entrada HDMI. Conecte o notebook via cabo a uma tela secundária e ligue para ter certeza de que a falha não é decorrente de defeito no display. Se a imagem aparecer normalmente, é importante investigar o painel em uma assistência autorizada.

Conecte o computador a um monitor externo via HDMI (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Crie um disco de recuperação

Se nada funcionou, a última tentativa é reparar o sistema operacional. Essa providência, no entanto, só é válida para computadores que chegam a ligar e a mostrar a primeira tela do fabricante, deixando apenas de inicializar o Windows. Você vai precisar de um pen drive e um segundo notebook para criar uma imagem de recuperação do Windows 10. Em seguida, conecte o pen drive ao notebook defeituoso e ative o boot via USB para reinstalar o sistema. O processo pode demorar algumas horas.

Faça boot via USB para reinstalar o Windows no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por que meu Notebook não liga? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.