Talvez você não faça ideia, mas, só na capital paulista, cada pessoa gera 1,6 quilo de resíduos todo dia, o que dá uma imensa montanha de descarte de 20 mil toneladas. O cálculo, recente, é da Universidade de São Paulo (USP). E, proporcionalmente, a situação não é tão diferente em outros cantos do Brasil. Para um desenvolvimento sustentável, aqui e em qualquer outro lugar do planeta, só há uma saída: produzir menos resíduos e reciclar cada vez mais.

Uma figura-chave para que esse plano de um mundo melhor dê certo é quem coleta, separa e trata resíduos no nosso país. Atualmente, eles somam 800 mil brasileiros e são responsáveis por nada menos que 90% de todo os resíduos reciclado no Brasil, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Pensando nessas pessoas, que em alguns casos não sabiam ler e/ou escrever, a Samsung desenvolveu o projeto Alfabetização Cidadã – da digital ao digital, que tem como objetivo usar a tecnologia para auxiliar 300 adultos, entre 18 e 83 anos, que trabalham no descarte de resíduos em geral. Essas pessoas, até então, utilizavam somente as digitais para assinar o próprio nome.

Alfabetização Cidadã (Foto: Divulgação / Samsung)

Para cuidar da área pedagógica, a Samsung escolheu como parceiro o Instituto Paulo Freire, que gerencia as 28 turmas espalhadas na grande São Paulo desde outubro de 2017. Todos os espaços receberam TVs e notebooks e, além disso, cada participante ganhou um smartphone novo, com um plano de dados 3G e o app Palma, da IES2, já instalado para alfabetização.

Os resultados têm sido incríveis, trazendo aos alunos, por meio da aquisição da leitura e da escrita, uma autonomia e independência no dia a dia que antes era impensável. Abrem-se novas perspectivas de vida par

... a um futuro mais inclusivo e sustentável.

Uma forma de também fazer parte desse movimento é descartar corretamente os seus eletrônicos sem uso. A Samsung incentiva esse comportamento por meio de suas lojas, que são equipadas com urnas para a coleta de eletrônicos de pequeno porte, encaminhando-os assim para o destino correto.

Alfabetização Cidadã (Foto: Divulgação / Samsung)

O projeto faz parte do programa Samsung Social.

Para informações sobre o descarte de outros produtos e saber qual o endereço mais próximo de sua casa, acesse www.samsungsocial.com.br



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.