A nPerf, empresa francesa de softwares de medição de Internet, divulgou um estudo com o desempenho das operadoras de banda larga no Brasil. Publicada nesta quarta-feira (18), a pesquisa é baseada no resultado dos testes de velocidade de conexão medida por seu barômetro, disponível na web, realizados no primeiro semestre de 2018. O levantamento excluiu as verificações efetuadas com perfil comercial e com dados móveis.

Com 33,49 Mb/s, a NET foi a que apresentou melhor velocidade de download, seguida pela TIM, com 28,56 Mb/s. No upload, porém, a NET foi a que teve o segundo pior desempenho, atrás apenas da Oi. As mais bem posicionadas nesse quesito foram a TIM (16,82 Mb/s) e Vivo/GVT (12,94 Mb/s).

NET e Tim estão entre melhores Internet banda larga do Brasil, diz estudo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

O barômetro somou 3.013.836 testes entre 1º de janeiro e 31 de junho, período considerado no estudo. Após a filtragem, foram contabilizados 1.943.723 verificações em todo Brasil, distribuídos pelas operadoras Vivo, TIM, Oi, Net e Algar Telecom.

No download, a terceira colocada Vivo ficou praticamente empatada com a TIM, oferecendo taxas de 28,14 Mb/s. A empresa também foi a que teve o maior aumento de sua velocidade, ficando 55% mais rápida. A Algar registrou média de 19,43 Mb/s e a Oi, em último no ranking, apresentou 8,51 Mb/s.

... t-media content-media--normal content-photo">

Gráfico com as velocidades de download na banda larga brasileira (Foto: Reprodução/nPerf)

No upload, atrás da TIM e Vivo ficaram Algar Telecom (7,95 Mb/s), NET (4,41 Mb/s) e Oi (1,09 Mb/s). A Vivo também teve o maior índice de melhoria nesta categoria, aumentando sua velocidade em 89%. A média geral de upload no Brasil subiu 68%.

O estudo também englobou a latência, destacando a TIM como mais bem colocada. O tempo de resposta da operadora foi de 42,35 ms, enquanto a Oi, na última posição também neste quesito, registou 84,76 ms. A latência teve melhora geral de 7%, com a Algar Telecom apresentando a maior melhora, de 15%.

Gráfico com latência das operadoras brasileiras de banda larga (Foto: Reprodução/nPerf)

Muito provavelmente devido à metodologia, o estudo da nPerf mostra resultados diferentes dos apresentados pela Anatel, agência nacional de telecomunicações. Segundo a pesquisa da agência brasileira, que avalia a satisfação do consumidor, a melhor operadora de banda larga é a Cabo Telecom, que atua no Nordeste, enquanto a pior é a Sky.

Via nPerf

Qual é a melhor operadora do Brasil? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.