A QDrive é a nova máquina de lavar roupas da Samsung, lançada no Brasil nesta quarta-feira (25). O aparelho, que pode ser controlado pelo aplicativo de celular, utiliza inteligência artificial e promete lavagens mais rápidas. Além disso, o produto oferece economia de energia de até 20%, graças ao inovador sistema de giro do tambor. A máquina, que foi anunciada durante a CES deste ano, tem preço sugerido de R$ 5.699.

O eletrodoméstico é do tipo front load, em que a porta para colocar a roupa fica na frente (e não em cima) do produto. Sua capacidade de lavagem é de 10,2 kg de roupas, enquanto a de secagem é de 6 kg. Em relação às dimensões, ela não difere muito das outras máquinas de lavar: são 60 cm de largura, 85 cm de altura e 60 cm de profundidade.

Samsung lança máquina de lavar QDrive com recursos inteligentes no Brasil (Foto: Aline Batista/TechTudo)

A fabricante destaca como o grande diferencial da máquina a economia de tempo que ela oferece ao usuário. Isso é possível graças à tecnologia QuickDrive, de dupla movimentação do tambor onde ficam as roupas. O fundo do cesto da QDrive gira em sentido oposto ao do tambor, diferentemente da maioria das máquinas em que as duas peças giram no mesmo sentido. Segundo a fabricante, uma lavagem de 5 quilos de roupa, por exemplo, pode acontecer em apenas 39 minutos. A Samsung garante que a movimentação mais intensa tem a mesma eficiência na limpeza e não danifica as peças.

Esse movimento, além de entregar as roupas prontas na metade do tempo, também é responsá

... vel pela economia de energia. Em vez de ficar ligando e desligando, o motor trabalha em variação constante de velocidade e, por isso, ela reduz em até 20% o uso de energia elétrica.

Máquina de lavar QDrive da Samsung (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Outra novidade da QDrive é a possibilidade de realizar os comandos na máquina por meio do aplicativo Smart Home para celular Android ou iPhone (iOS). Ela utiliza o sistema de gerenciamento inteligente Q-rator para ajudar no planejamento da lavagem. O recurso que mais chama a atenção é a possibilidade de utilizar o celular para programar lavagens à distância. Caso esteja fora de casa, o usuário pode definir um horário para a máquina começar o processo. O app se conecta ao eletrodoméstico e repassa os comandos para ele. A única exigência é que a primeira conexão entre a QDrive e o telefone seja feita na mesma rede.

Samsung lança máquina de lavar QDrive com recursos inteligentes no Brasil (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Esse procedimento pode ser feito até mesmo por meio de comandos de voz, com a assistente Bixby, que funciona apenas em inglês. Além disso, o aplicativo possui a função Receita de Lavagem, que permite incluir informações sobre cor, tipo de tecido e nível de sujeira. Assim, ele recomenda o ciclo ideal e evita o desperdício de energia. Já o assistente Home Care ajuda a aumentar a vida útil do produto, avisando, por exemplo, quando o tambor e as mangueiras precisam de lavagem.

Outro ponto positivo do modelo é a porta AddWash, que permite acrescentar alguma peça esquecida após o início da lavagem. Para isso, basta que o usuário pause o procedimento e abra a porta menor. A QDrive chega com lavadora e secadora, apenas na versão de 10 kg e na cor inox. O produto faz parte da linha premium da Samsung e estará disponível a partir de agosto pelo preço de R$ 5.699.

QDrive, da Samsung, chega ao Brasil (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Máquinas de Lavar atuais duram pouco? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.