Nesta sexta-feira (27), ocorrerá um eclipe total da lua, dando forma à Lua de Sangue, que deixa o satélite avermelhado durante o fenômeno. O evento poderá ser visto de todo Brasil, mas algumas cidades serão privilegiadas. O Recife, por exemplo, será o primeiro lugar a testemunhar o acontecimento, por volta das 17h15. A previsão é de que o evento dure até às 19h19.

Tudo isso é um evento espetacular para os olhos, porém, os celulares não conseguem captar detalhes da superfície lunar como as câmeras profissionais, mesmo os modelos mais avançados. Caso não queira perder o eclipse e deseja registrá-lo nas redes sociais, o TechTudo separou cinco dicas para fotografar a Lua de Sangue com o seu smartphone. Confira nas linhas a seguir.

Lua de Sangue ocorre nesta sexta-feira (27); veja dicas para fotografar fenômeno com celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aumente o zoom

Se o seu celular tiver zoom óptico, ajuste o app da câmera com o maior valor disponível. O recurso está presente em vários smartphones de câmera dupla, como o iPhone 8 Plus, iPhone X e Galaxy Note 8.

Caso o seu smartphone tenha apenas zoom digital, é possível que a qualidade seja afetada, já que a imagem é ampliada via software, e não através da aproximação da lente, fazendo com que o resultado final seja igual a cortar a foto na pós-produção. De qualquer forma, você pode aumentar um pouco o zoom digital para facilitar a visualização da Lua de Sangue.

... ent-media content-media--normal content-photo">

Celulares com zoom óptico aumentam a qualidade da foto da Lua de Sangue (Foto: Reprodução/Bruno De Blasi)

Opte pelo foco manual

A maioria dos smartphones permite definir a área da foco da imagem. Para isso, basta tocar no espaço da tela onde está o objeto central da composição, de forma que o círculo da focagem fique sobre ele – como esta caneca que usamos de exemplo. A dica evita que a lua fique desfocada durante a captura.

Foco manual evita perder o foco da Lua de Sangue (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mude o ISO

Modos de fotografia manual ou profissional também estão presentes em grande parte dos celulares mais recentes, inclusive intermediários. Assim, é possível ajustar o ISO, que permite controlar a sensibilidade da câmera à luz.

Quanto maior o valor, mais clara ficará a foto. É por isso que o ISO deve estar baixo para fotografar a lua, já que, como o satélite possui iluminação "própria", a lua pode se tornar um enorme ponto branco caso a configuração esteja com números elevados. Uma sugestão é posicionar o indicador em 100 ou 150, no máximo, no entanto, a sensibilidade deve ser ajustada de acordo com o ambiente.

Para tirar foto da lua, coloque o ISO entre 100 ou 150, mas outras configurações são possíveis (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajuste a velocidade do obturador

Outro recurso dos modos avançados de fotografia nos smartphones é a velocidade do obturador. Assim como o ISO, essa característica interfere diretamente na quantidade de luz que chegará ao sensor. Quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz entrará, e vice-versa.

Para a foto do eclipse lunar, configure a velocidade do obturador (que pode estar como "shutter speed" no seu celular) em valores como 1/100 ou 1/150. Caso o app da sua câmera não permita colocar o valor exato, defina o mais próximo possível.

Configuração da velocidade do obturador na câmera do smartphone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Use tripé

Não tremer na hora da captura é essencial para uma boa foto. O ideal é que você tenha um tripé, como este ilustrado na imagem abaixo. O acessório pode ser encontrado por cerca de R$ 40 no varejo nacional.

Caso o acessório não esteja disponível no momento, a solução paliativa é usar outros objetos para servir de base de apoio ou ativar o modo de disparo múltiplo, que tira várias fotos ao mesmo tempo.

Tripé de apoio garante que celular não trema na hora de tirar foto do eclipse (Foto: Divulgação/Super Gadgets)

Com informações: G1

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.