O ZAP Aluguel, aplicativo do ZAP Imóveis destinado exclusivamente para aluguel de propriedades, é uma opcão interessante para usuários que buscam imóveis para locação. O aplicativo está disponível para Android e iPhone (iOS) e tem ferramentas que prometem personalizar a busca e ajudar na hora de encontrar o imóvel ideal para cada perfil.

No aplicativo, é possível selecionar uma área específica no mapa para buscar casas, apartamentos, lojas e outros tipos de imóveis disponíveis para aluguel. Usuários ainda contam com a possibilidade de refinar a busca através de preço, número de cômodos e tamanho.

Confira, nas linhas abaixo, dicas para extrair o máximo que o aplicativo pode oferecer. O procedimento foi realizado em um iPhone 6S.

ZAP Aluguel permite fazer busca de imóveis através de categorias (Foto: Wallace Nascimento/TechTudo)

Cadastro gratuito pelo Facebook

Apesar de não ser necessário fazer login para buscar imóveis no app, algumas funcionalidades como realizar anúncios e entrar em contato com anunciantes demandam cadastro, que pode ser realizado de maneira simples com o Facebook.

Passo 1. Ao abrir o aplicativo, clique em "Começar Agora". O programa mostrará algumas funções principais e logo depois perguntará se você deseja fazer login ou continuar. Clique em "Login".

... red">

Usuário pode ou não fazer login para visualizar ofertas. Cadastro pode ser feito com o Facebook (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 2. Nesta parte, o usuário pode apenas se logar ou realizar um rápido cadastro. Caso não tenha uma conta, clique em "Cadastrar". A maneira mais rápida e simples de se cadastrar é através do Facebook. Acesse "Cadastrar com o Facebook".

Clique em "cadastrar" para realizar um rápido cadastro no app (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 3. Agora, basta liberar as permissões para o aplicativo. Na janela aberta, acesse "Entrar com o aplicativo do Facebook" e depois clique em "Continuar". Pronto, depois disso você já terá acesso ao app do ZAP Aluguel.

Permita que o aplicativo utilize sua conta do Facebook para login (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Busca através categorias

Passo 1. Para buscar imóveis através de diferentes categorias, clique em "Refinar Busca". Caso queira, também é possível refinar a busca clicando sobre o ícone de pesquisa na parte lateral direita. Nesta página, alguns filtros estarão disponíveis. Clique na caixa de texto e escreva a localidade de sua preferência.

Em refinar busca, escreva a localidade onde deseja buscar imóveis (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 2. Em seguida, selecione o tipo de imóvel de seu interesse. É possível escolher entre opções residenciais, comerciais e até rurais, ou exibir todos deixando marcado "Todos os Imóveis". Em caso de apartamento, marque "Apartamento Padrão".

Selecione o tipo de imóvel de sua preferência. Opções variam entre comercial, residencial e rural (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 3. Para filtrar os imóveis de acordo com o preço, clique em "Faixa de Preço". O app irá abrir uma caixa com algumas opções. Marque o preço mínimo e máximo de acordo com suas preferências.

Lembre-se de marcar, na caixa de diálogo na lateral, se o valor máximo deve ser atribuído somente ao aluguel e o valor do condomínio junto. Nós selecionamos que os imóveis de até R$ 3.500 já incluam a taxa neste valor.

Usuário pode escolher o preço máximo e mínimo dos imóveis a serem exibidos (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 4. Em seguida, selecione o tamanho, sempre em metros quadrados, do imóvel ideal para você. Clique em "Área" e defina os valores máximo e mínimo em seguida.

Nos botões na parte inferior, é possível escolher ainda quantos quartos, suítes e vagas na garagem você deseja. Basta apenas clicar no número desejado. Ao final, clique em "Aplicar" para que o app mostre os resultados.

Defina o tamanho ideal de seu apartamento (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Ver informações e contatar anunciantes

O ZAP Aluguel dispõe os imóveis em forma de timeline, exibindo os resultados filtrados com uma foto principal e alguns ícones informando mais detalhes.

Passo 1. Para visualizar mais informações, como fotos, preço e detalhes do imóvel - como os dados de contato dos anunciantes -, clique na opção de imóvel do seu interesse. No início da página será possível visualizar o valor do condomínio, IPTU e a quantidade de quartos.

Resultados são exibidos em forma de timeline. Ao abrir, usuário pode visualizar mais informações (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 2. Basta deslizar para baixo para ler uma breve descrição do imóvel feita pelo anunciante. Ainda é possível verificar o código do anúncio e os dados da imobiliária - ou de quem oferece o imóvel para locação. Caso queira, contate diretamente o anunciante por meio do botão "Ligar".

É possível ler uma breve descrição e verificar os dados do anunciante (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Buscar pelo mapa

Passo 1. Para visualizar todos os resultados obtidos através do mapa, clique em "Mapa" na parte superior da página. Com isso, será possível verificar a disposição dos imóveis no mapa e ainda checar a proximidade com pontos de ônibus, metrô e opções de lazer.

O ZAP Aluguel divide os resultados em clusters. Para verificar cada um, basta clicar no número - que indica o número de imóveis daquela localidade.

Resultados podem ser exibidos em um mapa (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Passo 2. O app ainda dá a possibilidade de desenhar no mapa, selecionando uma localidade específica para exibir resultados. Para isso, clique no ícone "Desenhar" na parte inferior direita e depois circule no mapa seu local de interesse.

Usuário pode circular uma área específica do mapa para visualizar os imóveis disponíveis (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Salvar filtros e ativar notificações

Caso o usuário não tenha encontrado um imóvel de seu interesse, o aplicativo dá a opção de salvar os filtros da pesquisa e também avisar quando surgir uma nova opção mais rentável com aquelas especificações.

Passo 1. Clique no ícone do sino na parte superior esquerda para ativar as notificações de novos imóveis. Na janela aberta, escolha um nome para o alerta e marque a opção "Quero ser avisado". Escolha se os avisos serão diários ou semanais, pela manhã ou tarde.

Ative as notificações de novos imóveis para a sua busca (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.