Um grupo de especialistas em segurança da Universidade de Graz, na Áustria, detectou uma nova variante da vulnerabilidade Spectre na última quinta-feira (26). Batizada de NetSpectre, a brecha de segurança atua de maneira semelhante à busca por dados na memória, que é realizada pelos processadores. A principal diferença é que, teoricamente, os ataques agora podem ocorrer remotamente.

Em contrapartida, os pesquisadores alegam que o processo é muito lento, sendo necessários 15 anos para que 1 MB de dados sejam roubados. Sobre o tema, a Intel afirma que as medidas tomadas contra o Spectre também funcionam com a nova variante.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Computador usado no teste que mostrou a viabilidade do NetSpectre rodava com processador Intel (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Os pesquisadores explicam que, para realizar um ataque do tipo, o criminoso precisa criar um código em JavaScript, que é responsável por medir tempos de resposta para requisições de dados realizadas em direção ao computador invadido.

O objetivo é descobrir as informações armazenadas na memória interna do processador, que podem ser desde senhas até conteúdos de mensagens, por exemplo. Isso ocorre por meio de uma série de deduções a partir do tempo que o processador demora para responder a uma "ordem". A partir da medida, o código em JavaScript consegue retornar o valor guardado de fato na memória.

A questão é que o uso do NetSpectre se mostra incrivelmente lento. Para descobrir um único bit de infor

... mação, são necessárias, em média, um milhão de medições, sendo cada letra formada por oito bits – ou a cada 30 minutos, aproximadamente. Nas contas dos especialistas, isso equivale dizer que, por meio da vulnerabilidade, o tempo levado para roubar 1 MB de um computador invadido é de 15 anos.

Embora o teste tenha sido realizado em processador da Intel, é possível que a falha possa ser adaptada para plataformas da AMD (Foto: Divulgação/AMD)

Embora o teste tenha sido realizado em um computador equipado com processador da Intel, é possível que a falha possa ser adaptada para plataformas da AMD e também para processadores ARM.

A Intel emitiu um comunicado ressaltando que as medidas já existentes para combater as falhas Spectre também são suficientes para bloquear ataques NetSpectre. A fabricante também lembrou que há uma documentação que orienta desenvolvedores sobre o que fazer para evitar brechas e aplicar as barreiras de proteção.

Erro de DNS: como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.