O DocHub é uma das ferramentas disponíveis online para edição e assinatura de PDFs. Além disso, ela permite a colaboração de outros membros de uma equipe, inserindo comentários e marcações em um documento. Facilitador para quem usa as ferramentas da Google, o DocHub é um dos apps que as plataformas disponibilizam, seja no armazenamento em nuvem pelo Google Drive ou direto pelo Gmail. O uso é bem simples e, por isso, preparamos um tutorial para ajudá-lo com as principais funções, utilizando a ferramenta dentro do Google Drive no PC.

Passo 1. Acesse o Google Drive (versão web);

O DocHub é um dos apps que possuem parceria com o Google Drive (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 2. Procure o documento em PDF que deseja editar;

... BAQABPyG+5HVMD9sB0WYZxdo8kdkUEJx//9oADAMBAAIAAwAAABCBf//EABcRAQEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAEAITH/2gAIAQMBAT8QMlXt/8QAFxEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAERIf/aAAgBAgEBPxB6SH//xAAcEAACAgIDAAAAAAAAAAAAAAABEQAhEHExQVH/2gAIAQEAAT8QR0BACVqDh9uw3DdVO6qDPJKwwKoHQNd+mor1AIXNY//Z">

Os PDFs que estão no seu Google Drive podem ser editados pelo DocHub (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 3. Em "Open with", clique na setinha e escolha "DocHub";

Basta escolher outra opção de como abrir o documento pelo Google Drive (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 4. O aplicativo do DocHub vai pedir a autorização da sua conta, basta clicar em "Permitir";

Apesar de ser um aplicativo disponível no Google Drive, o DocHub é uma plataforma de terceiros (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 5. Agora que você já está com acesso ao DocHub, você poderá usar as ferramentas disponíveis. Para escrever algo no documento, clique em "Text" (indicado pela letra A) e selecione onde deseja escrever;

É possível preencher formulários com o DocHub (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 6. Para desenhar no arquivo ou utilizar algumas formas ou setas, clique em "Pen" (indicada pela caneta);

A ferramenta também permite desenhar ou inserir formas no documento (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 7. Para marcar alguma parte do documento, selecione o marca-texto, em "Highlight". Em seguida, clique na bolinha amarela, caso deseje mudar a cor da marcação;

Outra função disponível é a de marcar parte do texto do PDF (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 8. Para inserir um comentário, clique na caixa de diálogo, em "Comment", e coloque a marcação do comentário onde deseja no texto do PDF. Em seguida, basta digitar o comentário na caixa que aparecerá ao lado do documento;

O DocHub ainda permite inserir comentários no PDF (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 9. Tudo o que foi inserido pelo DocHub também pode ser excluído. Basta passar o mouse em cima da caixa (seja de texto, marcação, desenho, etc.) e clicar no "x" que aparecerá;

Tudo o que é inserido pelo aplicativo também pode ser excluído (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 10. O DocHub também permite apagar alguma parte do texto usando a borracha ("Whiteout"), que nada mais é que uma tarja branca em cima da parte que deseja apagar;

Outra função da ferramenta é a de apagar parte do texto (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 11. Também é possível inserir símbolos no documentos, por meio da ferramenta "Stamp". Após escolher, você poderá trocar a cor, tamanho e contorno dos mesmos;

O DocHub possui também alguns símbolos que podem ser inseridos na edição do PDF (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 12. Outra ferramenta disponível é a de inserir imagens no documento. Basta clicar em "Insert image" e selecionar uma imagem do computador;

A plataforma de edição também permite inserir imagens externas ao documento (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 13. Por fim, se você precisa compartilhar o documento com outras pessoas, para que elas completem o mesmo, clique em "Manage Fields". Em seguida, insira o e-mail da pessoa com quem deseja compartilhar o PDF;

Quando o documento precisa ser editado ou assinado por mais de uma pessoa, é possível compartilhá-lo (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Assinatura de Documentos

Passo 14. O DocHub também permite assinar PDFs. Para isso, basta clicar em "Sign" e usar uma assinatura já criada. No caso de quem ainda não criou uma assinatura, é possível clicar em "Create Signature";

A função de assinatura permite usar um arquivo existente ou criar uma nova, seja pelo computador ou celular (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 15. É possível usar o celular para assinar, fazer upload de uma assinatura, caso você já a possua em seu computador, ou ainda desenhar direto no computador. Para esta última opção, clique em "Draw";

Para desenhar direto do computador, basta usar a função "Draw" (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 16. Desenhe no espaço em branco. Caso erre algo, clique em "Clear"; quando finalizar, selecione "Save as Default";

O desenho é feito com o próprio mouse (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 17. Para inserir no documento, basta voltar em "Sign" e escolher a última assinatura. Em seguida, colocar na posição que deseja no documento.

Após salvar, basta incluir a assinatura no documento (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Qual é melhor leitor de PDF para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.