A Netflix oferece um serviço de medição de velocidade de internet disponível na versão web e no app para Android e iPhone (iOS). O Fast é capaz de mensurar o quão rápido são feitos os downloads e uploads através da rede móvel ou wi-fi. A plataforma também analisa a latência da conexão, que indica quanto tempo leva, em milissegundos, para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro, como do smartphone até uma página da rede.

O Fast, criado pela Netflix, é um dos testes de velocidade de Internet mais usados no mundo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O objetivo da companhia ao criar o serviço foi o de oferecer aos assinantes uma forma rápida e gratuita de determinar a velocidade oferecida pelos provedores. O passo a passo abaixo, realizado em um Moto Z2 Play, pode ser feito tanto no aplicativo para dispositivos móveis quanto no site, porque ambos apresentam a mesma interface.

Passo 1. Baixe o app Fast.com no TechTudo Downloads ou acesse o site Fast.com.

Passo 2. Ao abrir o app ou o site, o serviço irá calcular sozinho a velocidade de download da rede, basta aguardar. Toque em “Mostrar mais configurações” para visualizar dados como velocidade de upload e de latência “não carregada” e “carregada” com tráfego de rede (ou seja, durante o carregamento de uma página da web).

... s="content-media content-media--normal content-photo">

O Fast calcula a velocidade automaticamente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Vá em “Configurações” e acesse as possibilidades oferecidas pelo programa. Como informado, a Netflix faz uma série de downloads e uploads para efetuar o teste e o usuário pode optar pela quantidade máxima e mínima dessas conexões. Também é permitido escolher o período de tempo mínimo e máximo, em segundos, para que a medição seja feita.

Acesse as opções de configuração do Fast , o medidor de velocidade da Netflix (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Abaixo, há algumas caixinhas que podem ser marcadas, caso queira medir a latência carregada durante o upload (ou seja, incluir na estimativa de tempo as situações em que um arquivo for enviado a um site, por exemplo), sempre mostrar todas métricas (sem precisar tocar no botão “Mostrar mais informações”) e/ou salvar as novas definições naqueles dispositivo. Concluída a seleção, vá em “Salvar”.

Automaticamente, o serviço irá refazer a avaliação. Mas, caso queira repetir o procedimento, basta tocar no ícone de seta dentro do círculo verde.

Salvando as opções de configuração do Fast (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Smart TV da LG não conecta à Internet WiFi: como resolver? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.