A Samsung anunciou nesta terça-feira (7) que está produzindo um novo SSD padrão QLC que pode atingir os 4 TB de espaço de armazenamento. De acordo com a empresa, este é o primeiro exemplar deste segmento fabricado em larga escala para o consumidor final. O preço não foi revelado, mas os modelos devem chegar até o fim do ano.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Esse limite é possível porque a fabricante desenvolveu um novo chip V-NAND de 4 bits com 1 TB de memória, para substituir os de 3 bits com apenas 64 GB. De forma geral, sempre que uma memória desse tipo aumenta a sua densidade, para ter mais espaço, a velocidade de transmissão diminui. Entretanto, a Samsung promete manter a mesma velocidade de 540 MB/s para leitura e de 520 MB/s para gravação de dados.

SSD V-NAND da Samsung com até 4 TB (Foto: Divulgação/Samsung)

Utilizando a nova tecnologia de 4 bits, a Samsung também vai oferecer SSDs de 1 TB e 2 TB – todos eles com garantia de três anos e construídos no formato 2,5 polegadas, que é utilizado amplamente em todos os notebooks e desktops atuais. Segundo o comunicado, a marca pretende oferecer também um cartão de memória de 128 GB para celulares utilizando a tecnologia QLC do seu SSD.

Vale ressaltar que QLC significa “quad-level cell”, justamente uma indicação de que o chip possui 4 bits. Para exemplificar, os modelos de 3 bits

... eram nomeados como TLC, ou triple-level cell. A diferença entre as duas tecnologias não se limita apenas ao nome. Na tabela abaixo, é possível acompanhar a evolução desses chips, os anos quando foram lançados e a capacidade total de armazenamento de um drive fabricado com eles.

As vantagens para o consumidor final são subjetivas, mas espera-se que esses produtos possam chegar às lojas com os mesmos preços dos modelos anteriores, apesar dos melhores desempenhos.

Via Samsung

Vale a pena trocar HD rígido por SSD? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.