No League of Legends, o suporte, por muito tempo, foi a posição mais indesejada pelos jogadores nas filas ranqueadas. Por ser considerada muito dependente do resto do time e com baixo poder para influenciar no jogo ao ponto de construir a vitória. Outros consideravam uma posição monótona, um jogador que serve apenas para proteger o Atirador e conceder visão para o time. Embora ainda exista jogadores com um pensamento semelhante hoje em dia, não há como negar que houve uma mudança considerável de opinião quanto a essa posição.

O suporte pode ser uma das posições que mais evoluiu nos últimos anos, em questão de itens e estratégias criadas no competitivo e levadas para o jogo mais casual. Jogadores famosos fazendo jogadas incríveis, como Alex “Xpecial” Chu e Hong “Madlife” Min-gi, inspiraram muitos a treinarem como suporte e a gostar de verdade de jogar com os personagens de utilidade e ao lado de um parceiro de rota, o Atirador.

Esse guia é para o jogador iniciante, que se interessou por essa rota e quer compreender o básico para ser efetivo na partida como um todo. Assim como em outras rotas, ele possui objetivos concretos e precisa executá-los se quiser ajudar não só o Atirador, mas o time como um todo na partida. Vamos apresentar esses objetivos em tópicos:

Afinal, o que o suporte faz?

Quando você decide por jogar de suporte, precisa compreender que ele está no jogo com o intuito de ajudar o Atirador a adquirir seus recursos, conceder visão para o time e realizar a proteção de seus parceiros. Além disso, o suporte, na Fase de Rotas, é capaz de se movimentar pelo mapa para, além de garantir a visão, auxiliar seus parceiros de time com o que estiver ao seu alcance.

Vamos lembrar que há suportes causadores de dano também. Campeões como Zyra, Annie e Fiddlesticks são úteis nessa posição, mas, geralmente, possuem uma build um pouco diferente, mais voltada para o dano do que para a utilidade. Apesar disso, eles sempre terão a mesma característica de investir boa parte do ouro em itens de Sentinelas e Sentinelas de Controle para conceder a visão ao seu time.

Bons suportes para iniciantes

Assim como as outras posições, o suporte também terá escolhas simples para iniciar na Bot Lane. Vamos focar apenas naquelas que não são tão complexas e que servirão bem para você se acostumar a jogar ao lado de um companheiro na mesma rota:

Soraka

... >

Soraka é um clássico suporte de cura e proteção (Foto: Divulgação/Riot Games)

Há poucos mistérios envolvidos em se jogar de Soraka. Basicamente ela é um suporte que cura alvos únicos, cura todo o seu time com sua ultimate e tem outras armas para causar um pouco de dano, curando-se a si mesma, enraizar e silenciar seus oponentes.

Ela é um suporte que pode tornar seu Atirador ou outro aliado quase imortal, mas tenha muito cuidado. Afinal, a habilidade de cura dela, Infusão Astral (W), sacrifica seu HP para curar seu aliado. Basta ter bom senso ao utilizá-la e não ficar com pouca vida na rota.

Janna

Usando os ventos, Janna consegue proteger seus companheiros de equipe (Foto: Divulgação/Riot Games)

Talvez um dos suportes que possuem o melhor disengage, ato de afastar ou interromper o time inimigo de continuar sua investida contra seus companheiros de equipe. Com furacões e outras magias relacionadas aos ventos, ela pode jogar os inimigos para o alto por alguns segundos, diminuir a Velocidade de Movimento e, com sua ultimate, empurrá-los para longe e curar seus aliados.

De quebra, ainda possui o Olho da Tempestade (E), que concede um escudo considerável para seu Atirador ou outro aliado, segurando parte do dano e aumentando seu Dano de Ataque. É uma campeã muito interessante e simples também.

Leona

Leona se destaca com seus controles de grupo e resistência (Foto: Divulgação/Riot Games)

A Leona é uma escolha excelente para aqueles que preferem um pouco mais de agressividade na rota e no jogo como um todo. Sendo capaz de aguentar bastante dano, Leona faz uma boa linha de frente e causa muito controle de grupo nos inimigos.

Quando for jogar com ela, apenas tome cuidado para não ir muito à frente e esquecer seus companheiros. Uma vez que você usa da habilidade Lâmina Zênite (E), a principal arma para ela se aproximar do inimigo, fica um pouco complicado de realizar um retorno caso algo dê errado. No mais, se você possui esse estilo mais voltado para eliminações, essa é a sua escolha.

Blitzcrank

Blitzcrank continua a ser o terror de muitos jogadores (Foto: Divulgação/Riot Games)

Um dos suportes mais divertidos do jogo, Blitzcrank não tem tantos recursos para proteger seus aliados, mas basta uma boa utilização da habilidade Puxão Biônico (Q) para garantir uma eliminação ao seu time. Assim como a Soraka, não há tantos mistérios envolvidos para jogar com ele. Lembre-se apenas que ele consome muita mana para usar suas habilidades.

O Blitzcrank também é um bom campeão para você treinar sua mira. Afinal, acertar o Puxão Biônico pode não ser uma tarefa simples no começo. Porém, quando você aprender a prever os passos de seus oponentes e acertar mais sua habilidade, essa evolução também servirá para acertar habilidades semelhantes de outros campeões. Apenas tenha muito cuidado ao usar essa habilidade; o risco de você matar seu próprio time com o puxar de um alvo errado também existe.

Há muitas opções para serem jogadas na Bot Lane como suporte. Trata-se de uma posição bastante variada, onde campeões mais comumente jogados em outras rotas podem ser úteis como suporte também. Então não faltarão opções para você quando encontrar seu estilo de jogo.

O que fazer na Fase de Rotas?

Lembre-se que você não está jogando sozinho nessa rota. Sua função é acompanhar seu atirador, deixá-lo farmar os minions, protegê-lo e, se possível, garantir alguma eliminação na rota. O ideal é o Atirador ficar com a eliminação, mas não esqueça que ficar parado e deixar seu companheiro finalizar o oponente pode ser bastante arriscado. Caso não tenha certeza de que outro oponente vai aparecer de repente ou da possibilidade dele fugir, garanta a eliminação. Dessa forma, vocês terão um pouco mais tempo de liberdade na rota e vão sair na vantagem.

A comunicação também será essencial para o sucesso da dupla suporte e atirador. Não avance sem seu Atirador saber, tente não ser agressivo em momentos em que seu Atirador deseja apenas farmar e avise todas as vezes que você for obrigado a deixar a rota para colocar sentinelas ao redor, assunto que falaremos no próximo tópico.

Também é interessante prestar atenção nas decisões de seu Atirador. Se ele quiser ser agressivo na rota, tente acompanhá-lo, arrisque também. Vocês não perderão o jogo caso algo saia errado nessa decisão. O mesmo vale para caso ele queira apenas jogar recuado, de forma defensiva. Respeite, mas, como já mencionamos, caso você tenha convicção de que uma investida será satisfatória, tente conversar com ele, trabalhar em dupla.

Assista a campeonatos profissionais do jogo e preste atenção nas atitudes da Rota Inferior. Isso pode lhe ajudar bastante. (Foto: Reprodução/Youtube)

O principal também é evitar discussões entre você e o Atirador. Elas são comuns infelizmente. Caso você esteja perdendo a concentração por conta das discussões, vale a pena silenciar o jogador e, caso necessário, denunciá-lo após o jogo. Porém, mesmo sendo obrigado a tomar tais atitudes, siga seu jogo, continue tentando ajudá-lo e ajudar seu time. Faça sua parte como um bom Suporte e aprenda novas lições.

Locais estratégicos para as suas Sentinelas

Visão, por muitas vezes, é a razão da vitória de um time. Saber onde está o adversário fará com que você não seja surpreendido e, melhor ainda, possa surpreendê-lo em uma emboscada. Claro que o ato de Wardar não é unicamente do suporte; seu Atirador pode ajudar com seu Totem de Vigilância ou com a compra de um Sentinela de Controle. Porém, como suporte, você tem um pouco mais de liberdade para colocar a visão afastada da Rota Inferior sem se preocupar com a perda de recursos.

Como há diferenças dos dois lados de Summoner's Rift, vamos separá-los em dois tópicos menores:

Lado Azul

Muitos jogadores iniciantes cometem o erro de se limitar a colocar Sentinelas apenas nos arbustos próximos da rota. No caso, nos dois arbustos ao lado da Bot Lane. Isso é uma falha básica, visto que o tempo que seus dois adversários agirão em um Gank de seu Caçador será muito menor que o tempo de sua reação de tomar uma atitude para fugir.

Por isso, coloque Sentinelas que mostrem o possível caminho do Caçador até a sua rota. Dessa forma, você e seu Atirador poderão recuar e se preparar com muito mais antecedência à emboscada. A campeã Leona mostrará como se faz no Lado Azul:

Preste atenção aos pinstouros em League of Legends (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Essa é uma Sentinela muito útil. Com a adição dos pinstouros ao jogo, os Caçadores ganharam uma nova forma para realizar seus Ganks, podendo chegar rapidamente na rota e ignorar qualquer tipo de visão. Caso esteja com um campeão de longa distância, você poderá destruir o pinstouro pela parede, tirando um recurso interessante do Caçador adversário.

Além disso, você terá uma boa visão do Caçador quando ele estiver nas proximidades, for fazer o Aronguejo ou imaginar uma possível chamada de Dragão. E não esqueça de colocar Sentinelas avançadas apenas quando as minions aliadas na Bot Lane estiverem ao seu favor. Caso contrário, você poderá ser punido e morto por uma falha de posicionamento.

Garanta a sua segurança, a do Aronguejo e a do Dragão (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Após seu primeiro retorno da base, é interessante colocar uma Sentinela nesse local do rio. Com ela, além de ver a movimentação do Caçador, você terá visão do Mid Laner adversário caso ele tente realizar um Gank utilizando desse caminho.

Um bom Caçador aproveita desses recursos. Tenha cuidado (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Há um pinstouro bastante estratégico em sua selva também. Sem visão adequada, o Caçador pode chegar rapidamente por essa planta e realizar um Gank muito efetivo. Para evitar ser pego de surpresa, coloque uma Sentinela nesse local e preste atenção ao mini mapa. Ela também será de grande ajuda para o Caçador do seu time, que terá noção a respeito do seu valioso monstro Rubrivira.

Lado Vermelho

O campeão Blitzcrank vai mostrar os melhores locais para colocar Sentinelas estando no lado vermelho. Para começar, vamos lembrar de uma Sentinela colocada pela Leona, mas em um posicionamento um pouco diferente:

Uma boa Sentinela para cuidarmos do Dragão (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Caso não queira perder tanto tempo ou se arriscar indo até a o arbusto acima, você poderá colocar a Sentinela nesse local, na frente do Dragão e próxima da saída da selva adversária.

Sentinela na famosa Tri-brush (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Essa é uma Sentinela importante e bastante disputada entre os dois suportes. Esse tipo de arbusto é popularmente chamado de Tri-Brush. Caçadores gostam bastante de utilizá-las para realizar seus Ganks. Quando você estiver no Lado Vermelho, será interessante tentar conquistar a visão nesse lugar.

Sentinela - selva adversária (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Por último, essa Sentinela na Selva adversária. Não é tão arriscado, mas tenha cuidado quando for se aventurar por aqui. Essa Sentinela dará visão tanto do Caçador como de uma possível movimentação do Mid Laner inimigo. Além disso, o pinstouro estará ali, bem visível para todos do seu time. Caso o Caçador utilize da planta para ir ao covil do Dragão, será possível imaginar que ele estará realizando o objetivo.

Quando e como fazer o “Roaming”?

Tecnicamente, explicamos um pouco a respeito do Roaming no tópico anterior. O ato de sair da sua rota para colocar Sentinelas distantes já é considerado um Roaming. Os suportes têm um pouco de liberdade para andar pelo mapa, conceder visão e, quem sabe, emboscar seus adversários. É sempre interessante prestar atenção no jogo como um todo na Fase de Rotas e ver se sua presença poderá ser de grande ajuda.

Porém, tenha bom senso, preste atenção se suas minions na Bot Lane estão puxadas, veja se seu Atirador está na base ou se ele não precisará de ajuda nesse exato momento, não esqueça de avisá-lo, via chat ou via pings, que você deixará a rota por alguns segundos e tenha certeza de que ele se garantirá em uma situação rápida de desvantagem.

Um bom suporte sempre saberá os momentos certos para colocar visão e emboscar o Mid Laner adversário. Também haverá momentos em que seu Caçador poderá precisar de alguma ajuda e você terá que decidir rapidamente se a sua movimentação será útil ou não prejudicará você e seu Atirador.

A visão no Mid e no Late Game

Com o fim da Fase de Rotas, você já está com o item que lhe concede cargas de Sentinelas, como o Resquício dos Observadores. Também não deve esquecer de trocar o Totem de Vigilância pela Lente do Oráculo na loja. Tão importante quanto garantir a visão para seu time, é acabar com a visão do time adversário. Com a Lente do Oráculo, você será capaz de destruir as Sentinelas inimigas.

O mesmo vale para as Sentinelas de Controle. Se possível, sempre guarde um espaço nos seus itens para ter algumas dessas Sentinelas para dar visão para seu time e tirá-la dos adversários.

Não esqueça de colocar Sentinelas recuadas quando necessário (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Espalhar Sentinelas é muito importante, mas não esqueça que há um limite. Procure ver o momento do jogo, se os times estão propícios a executar algum objetivo, ou se ambos os times estão passivos, aguardando o momento certo para realizar uma boa luta.

O Mid e o Late Game são momentos do jogo em que os objetivos no mapa ganham ainda mais atenção. Principalmente o Barão Na’Shor. Como suporte, você tem a função de conceder essa visão para seu time. Sempre procure, em segurança, colocar Sentinelas próximas desses locais e não esqueça da Lente do Oráculo. Busque pavimentar o caminho para seu time realizar o Barão e o Dragão ou faça o possível para que o time adversário não faça o objetivo às cegas.

Coloque sentinelas nos caminhos que levam ao objetivo (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Itens que você deve considerar em sua build

Para finalizar, vamos falar um pouco de build. Além dos obrigatórios itens de sentinelas, como o já citado Resquício dos Observadores, os suportes compram itens que podem conceder curas, escudos e outros bônus para seus aliados. Vamos citar alguns deles para que você possa ter uma base a respeito da build.

Alguns itens de suportes (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Medalhão Solari de Ferro (2200) - Ao ativar esse item, os aliados próximos ganham um escudo. É excelente para qualquer tipo de suporte e pode ser de grande ajuda para seu time nas lutas.

Juramento do Cavaleiro (2200) - Esse é um item recomendado para suportes mais resistentes, que tenham bastante vida e recursos para aguentar bastante dano. Esse item, basicamente, liga você a um aliado, fazendo com que você receba 12% do dano que ele recebe em Dano Verdadeiro. Também, o dano causado por ele pode lhe curar.

Redenção (2100) - Assim como o Solari, a Redenção é um item presente na maioria das builds dos suportes. Seu ativo é poderoso, criando um círculo enorme que cura seus aliados e causa dano aos seus inimigos. O curioso, e um detalhe que muitos se esquecem, é que você pode utilizá-lo mesmo quando seu campeão está morto.

Turíbulo Ardente (2300) - É um item utilizado por suportes que curam ou protegem seus aliados. Considere a compra desse item para quando seu Atirador for um campeão que tenha a Velocidade de Ataque como uma de suas armas principais. O Turíbulo concede para o aliado, quando o suporte cura ou usa de alguma habilidade de proteção, de 10% a 30% de Velocidade de Ataque e ainda fornece um bônus de Dano Mágico em seus ataques.

Cadinho de Mikael (2100) - Bastante situacional. Quando o time adversário tiver uma composição com muitos Controles de Grupo, o Cadinho de Mikael pode ser de grande ajuda. Seu ativo faz com que efeitos negativos como enraizamento e temores sejam anulados no mesmo instante. O simples apertar de um botão pode salvar a vida de seu aliado.

Convergência de Zeke (2250) - Quando você conecta o ativo desse item a um aliado, usar sua ultimate próxima a ele o envolverá em uma tempestade, potencializando seus ataques básicos e causando efeitos negativos nos inimigos próximos, como redução na Velocidade de Movimento. É um item mais comumente utilizado em suportes como Leona e Braum.

É muito importante que você conheça bem sua escolha de suporte para comprar os itens. Caso tenha gostado de algum campeão, treine bastante com ele, aprenda com as derrotas e evolua. Não esqueça também de assistir aos melhores jogadores em campeonatos de League of Legends como o CBLoL.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.