A nova versão 68 do Google Chrome chegou com melhorias no Material Design, reforços em segurança para inibir sites maliciosos e um foco maior em tornar o HTTPS um padrão na Internet. Essas funcionalidades são ativadas por padrão, mas o navegador possui uma série de outros recursos úteis e importantes, mas "escondidos", que podem facilitar a sua vida. A seguir, você conhece um conjunto dessas funcionalidades, e aprende como acionar e configurar cada uma delas no seu navegador.

Lista traz funções do Chrome "escondidas" no navegador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Gerenciador de tarefas

... 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">

Gerenciador de Tarefas pode ajudar quando o PC travar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com o atalho Shift + ESC, você acessa ao Gerenciador de Tarefas do Chrome. Ele funciona exatamente como o gerenciador do Windows (acessado com CTRL + ALT + DEL), permitindo visualizar tudo que o navegador está rodando num dado momento. Assim, você pode interromper processos, extensões e abas de forma ágil.

2. Fixar abas

Fixar abas é uma ideia interessante para aqueles sites que você acessa o tempo todo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Uma forma de aumentar a produtividade é fixar as abas que você acessa com muita frequência, como o e-mail, rede social, uma página específica do trabalho ou do estudo. Isso fará com que a aba fique constantemente atrelada ao navegador, assim ela não será fechada por acidente e será carregada sempre que o Chrome for aberto. Para fazer isso, navegue até o site que deseja fixar, clique com o botão direito do mouse sobre a aba e escolha a opção “Fixar”.

3. Fazer buscas diretamente em sites

O Chrome possui um truque que permite buscar um conteúdo de um site diretamente pela caixa de endereços do navegador. Para isso, é preciso fazer jogar no Google o seguinte código: "site:techtudo.com.br chrome" (sem aspas). Nesse caso, o site definido para busca foi o TechTudo, e o termo de pesquisa foi "chrome". Você pode substituir esses dois elementos pelo site e palavra de sua escolha. Depois, copie o endereço da página de resultados.

Copie o endereço resultado da busca (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Agora, acesse as configurações do navegador para ir até as ferramentas de pesquisa e selecione a opção “Gerenciar mecanismos de pesquisa”. Ao escolher adicionar uma nova busca, preencha a caixa como mostra a imagem abaixo.

Em URL, insira o endereço que você copiou da pesquisa anterior, mas substitua tudo que vem depois do sinal de + por um "%s" (sem aspas). Em palavra-chave, é possível incluir um termo que, ao ser digitado na barra de endereços do Chrome, será um atalho para a busca específica desse site. Quando terminar de preencher as lacunas, confirme a ação em "adicionar".

Adicione o site e remova tudo que vier depois do sinal de "+" e insira "%s", como mostra a imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Agora, você pode pesquisar diretamente no TechTudo apenas digitando "tech" na barra de endereços. Esse truque funciona também com outros sites, como a Wikipedia, por exemplo.

Usando a palavra chave que você definiu — no nosso caso "tech" — o Chrome vai direcionar a busca para dentro do site específico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

4. Faça links para páginas e serviços no seu desktop

Observe que a Netflix abrirá sem a barra de endereços do Chrome, dando a impressão de ser um app (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Essa dica é bem útil para criar atalhos para ferramentas de Internet que você prefere usar fora do navegador em que trabalha e concentra suas abas abertas. Você pode, por exemplo, criar um atalho direto para a Netflix em qualquer sistema, facilitando a vida principalmente de quem usa Linux e não tem um app exclusivo do serviço de streaming. O mesmo tutorial pode ser adaptado para diversas plataformas, como o Pixlr (editor de fotos), YouTube, sites de notícia etc.

5. Crie perfis de usuário

Crie outros perfis de usuário para as pessoas que dividem o PC com você (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Ao clicar no seu nome, no canto superior direito da tela, você tem acesso ao menu de controle das contas e perfis de usuário do Chrome. Em “Gerenciar Pessoas”, você pode criar contas de outros usuários para o navegador. Isso é bem útil para quem compartilha o PC e deseja preservar a privacidade, já que essa outra conta não terá acesso ao seu histórico, pesquisas, senhas salvas e demais informações.

6. Chrome como reprodutor de mídia

Usar o Chrome como reprodutor de mídia é um truque interessante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você pode rodar praticamente qualquer tipo de vídeo no próprio Chrome; basta arrastar o arquivo para o navegador que a reprodução deve começar automaticamente. Isso é útil especialmente pela integração com o Chromecast: você pode usar esse truque para fazer streaming na sua casa sem precisar do smartphone.

7. Gerador de senhas

Recurso cria senhas automaticamente para você (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Recentemente, o Chrome passou a contar com um gerador de senhas. A função vem desabilitada por padrão, mas quando acionada, o recurso detecta campos de criação de senha em páginas de formulários. Então, o recurso sugere combinações fortes e seguras para usar como senha.

O gerador de senhas é ativado nas funções ocultas do navegador, acessado pelo código “chrome://flags” (sem aspas) na barra de endereços. Depois disso, use a caixa de buscas no topo da página para pesquisar o termo “passwords”. Escolha “enabled” em “Password generation” e pronto.

Google Chrome some com favoritos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.