Uma instituição focada no desenvolvimento de meninas está tocando uma campanha para lançar um emoji que simboliza a menstruação. Criado pela Plan International UK, o desenho de uma gotinha de sangue sorridente tem como objetivo reduzir o tabu acerca do tema, situação que gera problemas na área da saúde feminina ao redor do mundo.

A organização submeteu o emoji ao Consórcio Unicode e aguarda resposta. Antes, a Plan International já havia inscrito um outro emoji mais explícito, uma calcinha com gotas de sangue, que foi recusado. Vale lembrar que, entre as figuras aprovadas para o pacote 12.0, com previsão de lançamento em 2019, já consta a figura de uma gota de sangue, cuja descrição é "doação sanguínea, medicina, menstruação".

Emoji com gota de sangue quer facilitar conversas sobre menstruação (Foto: Divulgação/Plan International UK)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A medida pode parecer desnecessária para algumas pessoas, mas o tabu em torno do tema é grave e atinge a vida de mulheres em diversos países. Segundo dados da Plan UK, 28% das meninas em Uganda não vão à escola quando estão menstruadas, e apenas 12% de jovens e adultas na Índia têm acesso a produtos de higiene como absorventes. Além disso, 90% das meninas em áreas rurais de Gana sentem vergonha durante o período menstrual, o que é experienciado por 48% das meninas entre 14 e 21 anos no Reino Unido.

Em pesquisa feita pela organização, realizada com mulheres de 18 a 34 anos, metade declarou que um emoji de menstruação ajudaria na hora de

... conversar sobre o tema com seus amigos e parceiros. Esses dados só explicitam o estigma em torno do assunto. Fica evidente que a ausência de um emoji específico está relacionada ao tabu, sendo que pelo menos 800 milhões de adolescentes e mulheres menstruam.

Emojis que participaram da campanha anterior da Plan Internaticional (Foto: Divulgação/Plan International UK)

Na submissão anterior, a Plan International UK, que trabalhou em parceria com a Plan Australia, criou cinco desenhos e pediu para que suas leitoras escolhessem qual emoji melhor representaria a menstruação. O vencedor (a figura de calcinha suja com sangue) competiu com um absorvente, um útero, um calendário menstrual e gotinhas de sangue.

"O tabu da menstruação é um enorme problema para meninas em todo o mundo. As meninas estão faltando à escola e enfrentam bullying e tratamento injusto", disse a CEO da Plan Australia, Susanne Legena, em entrevista ao The Next Web.

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.