Um novo golpe distribuído via mensagens de WhatsApp tenta enganar usuários com uma página falsa do serviço de delivery iFood. A fraude segue o mesmo padrão de outros ataques recentes que circularam pelo aplicativo: a mensagem cita uma suposta campanha de aniversário da empresa e promete um cupom de desconto de R$ 100 para pessoas que responderem a um questionário. Descoberta pela Psafe, a ação dos hackers foi registrada 86 mil vezes nas últimas 48 horas.

O iFood informa que a promoção é falsa e alertou para a possível infecção por vírus. “A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp Business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato”, diz em nota.

Marca do iFood é usada em novo golpe distribuído via WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A corrente espalhada pelo WhatsApp contém a mensagem “O iFood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100, por tempo limitado. Acabei de usar meu cupom”. O usuário é encorajado a abrir um link com um questionário de três perguntas. Segundo a Psafe, independentemente das respostas, a página solicita ao usuário que compartilhe a falsa promoção com o maior número possível de amigos via WhatsApp.

Como é recorrente nesse tipo de golpe, o site exibe uma tela falsa com supostos comentários de outros supostos participantes que consegu

... iram o desconto.

Golpe no WhatsApp: mensagem sobre falsa promoção leva para endereço iniciado em https (Foto: Divulgação / PSafe)

O iFood diz que “está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis”.

Como se proteger

O WhatsApp já testa um mecanismo próprio de verificação de links suspeitos que promete acusar quando há um potencial perigo antes de abrir a página. No entanto, ainda há previsão de liberação do recurso.

Até lá, é preciso tomar algumas precauções, como verificar a grafia do link compartilhado para saber se coincide com um canal oficial da marca. A mensagem sobre o iFood utiliza um endereço iniciado em https e termina com .info, muito diferente de qualquer site usado pela plataforma de pedidos de comida.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.