macOS Mojave é o nome da próxima atualização para o sistemas de PCs da Apple. A novidade foi anunciada durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2018, em junho. Desde então, o software está em fase de testes por desenvolvedores e usuários beta testers. Há rumores que o lançamento da versão final seja feito durante um evento especial, confirmado na última quinta-feira (30) pela companhia para o dia 12 de setembro, junto com o anúncio dos novos iPhones (iOS).

O TechTudo tem usado a versão de testes do macOS Mojave há algumas semanas. A seguir, listamos as principais e mais aguardadas novidades do sistema, cuja atualização é gratuita para todos os usuários com Macs lançados a partir de 2012.

macOS Mojave é o nome da próxima grande atualização do sistema da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Quer comprar PC, celular e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modo escuro

O modo escuro, sem dúvida, é a principal novidade do macOS Mojave. Quando ativado, todos os aplicativos nativos do sistema ganham uma tonalidade menos agressiva aos olhos e, portanto, melhor para a saúde. A mudança supera as versões anteriores, nas quais o recurso só era aplicado ao Dock e à barra de menus. Inclusive, alguns aplicativos de terceiros também já suportam a funcionalidade.

... aceholder-container" style="padding-bottom: 56.2589928058%;">

Modo escuro do macOS Mojave vai mudar o visual de todos aplicativos do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Papel de parede dinâmico

O papel de parede do macOS Mojave pode mudar de cor ao longo do dia automaticamente. Como exemplo, a Apple adicionou um fundo do deserto de Mojave na Califórnia, nos Estados Unidos, o qual inspirou o nome do sistema. Ele escurece ao entardecer e quase fica totalmente escuro à noite. Esse mecanismo é um complemento ao modo escuro e busca levar maior conforto aos usuários que trabalham durante um longo tempo.

Papel de parede muda de cor ao longo do dia e auxilia na saúde da visão (Foto: Divulgação/Apple)

3. Área de trabalho sempre organizada

O macOS Mojave pode organizar a bagunça da sua área de trabalho de forma automática. Com um clique, os ícones se agrupam e formam pilhas ordenadas por tipo de arquivo ou pastas. Para ter acesso aos itens, o usuário deve clicar sobre o grupo para expandir e, então, abrir a unidade desejada. Ao desativar a função, todos os ícones voltam à sua posição original.

Recurso organiza área de trabalho automaticamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Ações rápidas

O Quick View ganha a possibilidade de editar arquivos rapidamente. Ele já existe há anos no macOS e agora, ao selecionar uma foto, por exemplo, basta pressionar a barra de espaço para ter acesso aos atalhos. Neste caso, é possível rotacionar a imagem, fazer anotações, inserir assinatura e recortar a figura sem precisar abrir. A função está disponível para documentos em PDF, vídeos, músicas e outros formatos e, também, traz funções específicas para cada tipo de arquivo.

Quick View do macOS Mojave tem botões para ações rápidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5. Escanear documentos no iPhone

Usuários de iPhone ganharam um novo recurso de integração entre o Mac e o telefone da Apple. Agora, no computador, é possível importar fotos e escanear documentos em tempo real através do celular. O macOS Mojave pode abrir a câmera do iPhone para inserir imagens em textos do Pages, apresentações do Keynote, na área de trabalho ou em qualquer pasta do PC. Ao acionar o recurso, basta apontar o smartphone e tirar a foto, ela vai para o local selecionado automaticamente.

É possível usar a câmera do iPhone para escanear documentos e assim, otimizar tarefas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

6. Novos apps

Três novos apps chegam ao Mac: Bolsa, Gravador e Casa. Na verdade, eles foram desenvolvidos para iPhone e levados para o macOS. O primeiro permite acompanhar a cotação de ações na bolsa de valores, enquanto o segundo é um gravador de áudio capaz de sincronizar os arquivos com o iPhone e iPad via iCloud. Já o último pode controlar objetos de casa compatíveis com o HomeKit — como ar-condicionado, termostato, iluminação, interfone e câmeras de segurança, por exemplo. A promessa é que, no próximo ano, o sucessor do Mojave seja capaz de executar os apps do iOS.

macOS Mojave tem três novos aplicativos conhecidos pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

7. Nova Mac App Store

A App Store do iPhone ganhou um novo visual no iOS 11, em 2017. Nesta versão, foi a vez da loja de aplicativos do macOS passar por uma grande atualização. No Mojave, a Mac App Store foi recriada do zero, segundo a empresa da Maçã. A interface está mais bonita e alinhada com o novo padrão visual adotado pela empresa nos últimos anos. A aparência anterior era basicamente a mesma desde a introdução da loja, em 2010.

Interface da App Store do Mac é inédita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.