A smart TV 8K com inteligência artificial da TCL chega ao Brasil até o início de 2019. Durante a IFA 2018, em Berlim, o diretor de vendas da SEMP TCL, Kleber Carante, revelou com exclusividade ao TechTudo que a marca pretende levar o primeiro televisor com a resolução ao país em breve para "estreitar o tempo de lançamento global com o brasileiro". O novo modelo QLED tem tela de 75 polegadas, conta com o soundbar Onkyo, tecnologia imersiva de áudio Dolby Atmos e suporte a comandos de voz. Seu preço ainda não foi revelado.

O 8K é a nova aposta das fabricantes de televisores, com gigantes entrando na disputa de mercado, como Samsung e LG. Vale citar que a resolução proporciona imagens com até quatro vezes mais pixels do que o 4K. Saiba mais detalhes sobre a smart TV TCL X8S a seguir.

A novidade ainda não tem nome definitivo, mas é chamada de TV TCL 8K QLED – Edição Copa do Mundo FIBA de Basquete 2019. Ela chega com somente uma opção de tamanho: 75 polegadas. Com design de apenas 20 mm em seu ponto menor, a televisão é uma das mais finas de sua categoria, segundo a empresa. O modelo, que é o estreante do portfólio de TVs 8K da TCL, conta com definição de 7.680 x 4.320 (33,2 megapixels) – o que corresponde à qualidade de imagem com até quatro vezes mais pixels do que o 4K, além de ser 16 vezes superior às telas Full HD.

O televisor vem com a tecnologia Quantum Dot (pontos quânticos, em português) – cristais minúsculos que servem para absorver algumas frequências de luz (o que corresponde a cores) e emitir outras frequências, conforme a necessidade. O objetivo da função é melhorar a qualidade das cores, com tons mais precisos e fiéis à realidade. A smart TV suporta uma gama de cores de 157% BT.709, com pico de brilho de 1.000 nits. Outra característica presente é o Dolby Vision HDR, que promete reproduzir imagens mais nítidas, além de cores e contrastes otimizados.

Em relação ao áudio, o produto vem com o soundbar Onkyo acoplado na parte inferior, embora também seja possível prender a televisão na parede e usá-lo de forma separada. O modelo conta com suporte ao Dolby Atmos, tecnologia que oferece qualidade de som similar às disponíveis nas salas de cinemas mais avançadas do mundo. Com isso, o áudio tende a ser mais detalhado e com diversas nuances – assim, o espectador pode ter uma experiência mais imersiva, como se estivesse "dentro" do filme.

Por fim, há a inteligência artificial e um microfone embutido no controle remoto. O usuário pode navegar e encontrar conteúdos por meio do controle de voz. A fabricante explicou que a televisão virá com a Google Assistente, apesar de ainda não ter suporte ao idioma português confirmado até o momento.

É importante ressaltar que, basicamente, não existe programação 8K disponí

... vel para o consumidor comum. Não é preciso ir muito longe: até mesmo os filmes e vídeos em 4K, por exemplo, ainda não chegaram em massa aos canais de TV aberta. Questionado sobre a falta de programas em 8K, Kleber confirmou, mas foi otimista: "acreditamos que vai existir demanda suficiente para surgirem conteúdos na nova resolução".

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Qual a melhor TV 4K? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.