Lançado no Brasil com preços a partir de R$ 5.499, o Galaxy Note 9 trouxe algumas novidades com relação ao Galaxy Note 8. Além da ficha técnica avançada e a bateria que dura um dia inteiro, o smartphone da Samsung teve a S Pen renovada. Agora com conectividade Bluetooth, a caneta eletrônica tem novas funções como disparar a câmera ou passar uma música mesmo à distância.

Com a inclusão de mais recursos, o Galaxy Note 9 passa a ser mais do que um celular voltado para melhorar a produtividade no trabalho, como, também, um bom smartphone para tarefas cotidianas e lazer. Nas linhas a seguir, confira 10 funções da S Pen do lançamento da Samsung.

Quer comprar um Galaxy Note 9 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Samsung Galaxy Note 9 tem caneta S Pen com novas funções (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

1. Bater foto

Uma das vantagens da nova S Pen é a possibilidade de bater uma foto a uma distância de até 10 metros do celular, dispensando o uso do temporizador. Nesse caso, o acessório serve como um controle remoto que dispara a câmera. Além disso, um clique duplo no botão físico da S Pen é capaz de alternar entre as câmeras traseira e a frontal.

2. Controlar música

Da mesma forma, a S Pen do Galaxy Note 9 é capaz de controlar o player de música. Com um clique simples ou duplo no botão da caneta, é possível dar play, pausar ou passar para a faixa seguinte, por exemplo. O mesmo pode ser feito com vídeos e fotos de um álbum. Os comandos podem ser configurados para facilitar o uso.

... class="content-media content-media--normal content-photo">

Nova caneta S Pen do Galaxy Note 9 tem Bluetooth e pode controlar smartphone (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

3. Desenhar e escrever com a própria letra

Entre as funções básicas e mais conhecidas da S Pen estão aquelas que permitem desenhar e escrever no celular com a própria letra. A caneta tem ponta fina (0,7 mm) para dar a sensação de estar escrevendo em um papel. Além disso, o aparelho reconhece mais de quatro mil níveis de pressão, para variar entre traços finos e grossos com naturalidade. Outra possibilidade é escrever usando a S Pen no bloco de notas e converter a própria letra em texto na mesma fonte usada do celular, para poder copiar e colar onde quiser.

4. Escrever com a tela apagada

Para fazer anotações rápidas no Galaxy Note 9, basta tirar a S Pen e escrever na tela, mesmo que ela esteja apagada e o celular esteja bloqueado. Depois, os textos são salvos automaticamente no Samsung Notes. A cor da letra varia de acordo com o tom do aparelho. Se ele for azul e, portanto, acompanhar a S Pen amarela, a escrita será em amarelo. Já se o celular for preto com a caneta de mesma cor, a letra será cinza.

S Pen permite fazer anotações com a tela do Note 9 apagada (Foto: Divulgação/Samsung)

5. Criar Mensagens Animadas

Assim como na versão passada, no Galaxy Note 9 é possível criar Mensagens Animadas com a S Pen. Dá para fazer GIFs ou emojis usando a caneta, ou até adicionar efeitos a uma imagem. A novidade é que, como a nova geração permite criar emojis personalizados, os AR Emojis, a S Pen consegue adicionar mensagens, efeitos e outros desenhos às carinhas.

Galaxy Note 9 tem mensagem animada; usuário escreve com a caneta eletrônica e depois o telefone converte a animação em arquivo GIF (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

6. Acessar atalhos no Comando Suspenso

O Comando Suspenso é um dos recursos clássicos da S Pen. Ele é uma espécie de menu acionado na tela do celular com a caneta, que já vem com aplicativos exclusivos para usar a caneta, como Mensagem Animada, Escrita na Tela e Seleção Inteligente. Ainda é possível remover e adicionar os aplicativos mais utilizados para ter acesso rapidamente.

Comando Suspenso traz atalhos para funções da S Pen e aplicativos mais usados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

7. Colorir

O aplicativo PENUP, do Galaxy Note, fornece diversos desenhos e imagens que podem ser pintados com a S Pen, como se fosse a folha de um livro de colorir. Há tanto a opção de preencher os espaços com cores, quanto rabiscar para pintar manualmente.

É possível colorir desenhos com a S Pen do Galaxy Note 9 (Foto: Divulgação/Samsung)

8. Traduzir trechos de texto

Usando a função Tradutor, basta selecionar um trecho de texto ou uma palavra para que a S Pen faça a tradução rapidamente. Também é possível converter moedas e medidas.

9. Salvar e compartilhar conteúdo com a Seleção Inteligente

A função Seleção Inteligente pode ser usada, também, quando há a necessidade de se copiar um texto que está em uma imagem. Ao selecionar o trecho ou palavra, é possível usar o recurso para extrair o texto. A mensagem é exibida para que seja salva ou compartilhada.

Entre as funções da S Pen do Note 9 está a que permite extrair o texto de uma imagem (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

10. Dar zoom na tela

Por fim, uma função da S Pen que pode ser útil é a Magnify, que permite dar zoom em textos e imagens, variando a intensidade da aproximação de acordo com a preferência do usuário.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.