O corretor ortográfico ajuda a evitar gafes ao digitar no teclado virtual do celular. O recurso evoluiu ao longo dos anos e ficou mais inteligente e automatizado, com capacidade de prever palavras, aplicar pontuação correta, entre outras funções que visam reduzir as chances de erros, especialmente ao digitar rapidamente no WhatsApp.

Veja a seguir como acessar as principais funções para corrigir a ortografia de maneira adequada ao usar o teclado nativo do iPhone, dos smartphones da Samsung e do Gboard, do Google, que tem versões para Android e iOS. O procedimento foi reproduzido em um Galaxy S8 com Android 8 Oreo e um iPhone 7 Plus com iOS 11.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Google Gboard

Passo 1. Acesse um campo de digitação para abrir o teclado e toque no ícone do Google para abrir um menu. Em seguida, toque no botão de três pontinhos para expandir as opções.

Passo 2. Acesse “Configurações” para abrir uma lista de ajustes do Gboard. As opções do corretor ortográfico estão no menu “Correção de texto”.

Passo 3. O menu é dividido entre “Sugestões” e “Correções”. As primeiras opções dizem respeito a palavras, emojis e contatos que o teclado pode sugerir em uma barra para o usuário aplicar no texto conforme a necessidade. Já as chaves mais abaixo estão relacionadas a tarefas automatizadas. Estas últimas podem provocar substituições de palavras, aplicar letra maiúscula, entre outras ações executadas pelo aplicativo no momento da digitação.

Teclado Samsung

Passo 1. O menu de configurações do teclado da Samsung fica acessível em um botão com ícone de engrenagem na barra de opções. Em seguida, toque em “Digitação inteligente”.

Passo 2. O teclado mistura todos os ajustes em uma só tela. Escolha se deseja corrigir palavras automaticamente em “Substituição automática” e ligue a chave ao lado do idioma desejado. Por padrão, o teclado mantém a função desligada, limitando-se a sugerir palavras para usar manualmente.

Teclado Apple

Passo 1. No iPhone, acesse o app Ajustes e selecione a opção “Geral”. Sem seguida, toque em “Teclado”.

Passo 2. A Apple lista todas as opções em uma lista única. Para escolher exatamente quais palavras devem ser corrigidas, desative a função “

... Correção automática” e certifique-se de que a chave ao lado de “Sugestões” esteja ligada. Dessa maneira, você sempre escolhe quando uma palavra deve ser alterada ou não. Por outro lado, se as duas opções estiverem ligadas, o teclado irá executar substituições de palavras automaticamente.

Como recuperar arquivos do celular depois de trocar a placa? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.