O Aterui II é um supercomputador japonês criado especificamente para uso em pesquisas astronômicas. Situado na 83ª posição do ranking das 500 máquinas mais rápidas do mundo, o modelo é o primeiro colocado da lista em relação à astronomia e busca desvendar os mistérios do universo. Suas especificações trazem 40 mil núcleos em 6.148 processadores Xeon da Intel e chega a três quatrilhões de operações matemáticas por segundo.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Em termos de memória RAM, o computador japonês soma 385 terabytes. Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão, entidade que controla o Anterui II, 150 equipes de pesquisadores já têm experimentos agendados para ocupar a máquina até o fim do ano.

Os mais de três quatrilhões de operações por segundo (3 petaflops) dão uma ideia da diferença de performance que o Anterui II apresenta em comparação ao Summit, o mais rápido do mundo na atualidade. O computador da IBM chega a 200 petaflops.

Com milhares de processadores funcionando paralelamente, o modelo tem a capacidade de dar conta de um grande volume de processamento de dados simultâneos. A característica é crucial para o uso nas pesquisas científicas, já que simulações complexas do comportamento de estrelas, galáxias e buracos negros precisam levar em consideração todas as forças e dinâmicas que atuam sobre esses corpos.

As simulações são importantes para testar hipóteses que ajudam a explicar fenômenos referentes ao universo, como a origem e morte de estrelas e o comportamento de buracos negros. Outro exemplo de sua capacidade de trabalho é a possibilidade de simular 100 bilhões de estrelas individualmente dentro de uma galáxia. Esse tipo de detalhe não era possível em supercomputadores anteriores usados por astrônomos. Por conta das limitações de processamento das máquinas, os profissionais precisavam tratar estrelas em grupos, e não individualmente.

Como é comum entre supercomputadores, o Aterui roda Linux – uma distribuição específica desenvolvida pela Cyrix, que também é a fabricante da máquina. Segundo o Top500, site que organiza o ranking dos computadores mais rápidos do mundo, o Aterui II consome 495 kW (killowatts).

Na ficha técnica, o computador conta com processadores Xeon Gold da Intel que apresentam 20 núcleos e 40 threads (por meio de Hyp

... er Threading), rodando cada um deles a 3.7 GHz e oferecendo ainda 27,5 MB de cache. Em termos de memória RAM, o computador japonês soma 385 terabytes.

Qual computador comprar? Confira dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.