A Alphabet, empresa dona do Google, já consegue enviar dados por meio do projeto Loonrede de Internet por balões que está em fase de testes. Segundo uma postagem oficial da companhia, a tecnologia possibilitou o envio de dados entre sete unidades diferentes, com cobertura de uma distância de mil quilômetros, novo recorde em transmissões do tipo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, os balões da rede estavam separados por mais de 600 quilômetros cada – número que também supera um recorde anterior de transmissão entre pontos a 100 quilômetros de distância um do outro. Nas linhas a seguir, confira mais novidades sobre o projeto Loon, que promete levar conexão à Internet mais barata para lugares distantes por meio de balões.

Os testes foram conduzidos ao longo do mês passado nas regiões montanhosas dos estados de Nevada e Califórnia, nos Estados Unidos. A promessa é de que o serviço comece a ser implementado comercialmente no ano que vem.

Como funciona?

Na prática, o anúncio mostra que os balões são capazes de construir uma rede entre si, trocar informações e, de quebra, fornecer conectividade de rede para pontos localizados na superfície. No solo, o usuário poderia se conectar à rede por meio de um sinal de velocidade 4G, que seria oferecido nas áreas alcançadas pelas antenas dos balões.

As novidades são importantes para tirar o Projeto Loon do papel e atender à sua grande ambição de oferecer acesso barato e estável à Internet em localidades remotas da Terra. A tecnologia seria útil, inclusive, em situações de catástrofe, como a crise humanitária em torno do furacão Maria, que destruiu Porto Rico, além de deixar várias regiões incomunicáveis, em setembro de 2017.

Além da iniciativa da Alphabet, o Facebook também investiga métodos de expandir a cobertura de Internet por todo o planeta a um baixo custo, mas

... usando constelações de nano satélites.

Internet não conecta mais no computador. Como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.