H? exatamente um m?s escrevi a coluna ?Micro Montado? sobre a velha e quase desaparecida arte de montar computadores.

Era mais uma dessas colunas despretensiosas que de quando em vez escrevo sobre ?coisas de antigamente? para que os novos usu?rios tomem conhecimento de como era a vida de micreiro h? duas ou tr?s d?cadas. Nada de muito especial.

Veja todas as colunas do B. Piropo

Pois bem, para minha surpresa a coluna repercutiu um bocado.

Somente aqui postaram 14 coment?rios, um n?mero bem acima da m?dia. Pois ? e essa ? mais uma das diferen?as entre as coisas de hoje e de antigamente ? atualmente as colunas e artigos repercutem mais nas redes sociais que no local onde foram escritas. E n?o somente a coluna foi compartilhada por sete leitores em uma destas redes como cada um destes compartilhamentos gerou uma penca de coment?rios. Enfim, como dizia o velho malandro dos tempos de antanho: ?o pessoal gostaram??

Os micros a que eu me referia na coluna eram da linha PC, naturalmente. Da linha Mac eu sequer sabia que era vi?vel montar. Mesmo porque, minha familiaridade com ela ? nula.

Montar micros da linha PC x Macs

Nunca tive um dispositivo da Apple. Isto vale para micros, telefones, tabletes e mais toda esta parafern?lia que a Apple passou a fornecer nos ?ltimos anos.

E n?o ? uma quest?o de qualidade. Quero deixar claro que todas as not?cias que tenho de usu?rios de dispositivos Apple d?o conta que sua qualidade ? excelente. Minha avers?o, portanto, n?o tem quaisquer bases t?cnicas. ? meramente uma quest?o de simpatia.

?Eu acho (o pronome pessoal na primeira pessoa do singular que inicia esta frase se refere a mim, pessoalmente, B. Piropo; e o ?acho? que o sucede significa que o que vem adiante ap?s estes par?nteses ? t?o somente uma opini?o; deixo isso claro porque, em se tratando de algo estritamente pessoal baseado nas minhas impress?es colhidas ao longo destas tr?s d?cadas de estreito contato com computadores pessoais e seus usu?rios pode at?, quem sabe, n?o ser verdadeiro; mas ? indiscut?vel, j? que tenho direito a minhas opini?es que merecem ser tratadas com o mesmo respeito com que trato as opini?es alheias) a Apple uma empresa profundamente antip?tica, elitista e fechada.

Eu n?o me considero autoridade no assunto mas estou convicto que o que conhe?o sobre computadores me permite saber exatamente o que eu quero e n?o consigo concordar com a afirma??o de Steve Jobs que ?n?o se pode simplesmente perguntar ao fregu?s o que ele deseja e ent?o tentar dar-lhe o que quer? (?You can?t just ask customers what they want and then try to give that to them? ? entrevista de Jobs ? Inc Magazine em 1989). Assim, para mim, n?o serve.

Por?m ? e voltando a ressaltar que se trata de uma postura absolutamente pessoal que n?o diz respeito a ningu?m sen?o a mim ? eu cultivo uma velha e crescente antipatia pela Apple e seus produtos, e justamente por reconhecer que antipatia ? um sentimento essencialmente pessoal e que nada tem com as qualidades dos produtos da empresa, evito escrever sobre a Apple e divulgar qualquer opini?o sobre seus produtos por saber que a opini?o seria inevitavelmente contaminada por esta antipatia e n?o quero ser injusto com a empresa. Mas a impossibilidade de alterar as caracter?sticas b?sicas de um Mac, como eu fa?o frequentemente com os PCs que monto, e de agregar novas fun??es n?o ? uma opini?o, ? um fato, e para mim argumento suficiente para que eu (repare novamente no pronome pessoal) me recuse a us?-lo.

Mas por que, de repente, esta diatribe contra os Macs?

Bem, ? que recebi esta semana uma mensagem de um leitor an?nimo que achei conveniente divulgar. Em princ?pio n?o costumo divulgar opini?es an?nimas ? na verdade, tanto quanto me ? dado recordar, esta ? a primeira vez que o fa?o ? por?m decidi abrir uma exce??o por achar que neste caso as raz?es para o anonimato s?o justific?veis como logo voc?s perceber?o.

Trata-se de um leitor que leu a coluna sobre montagem de micros e decidiu coment?-la, como muitos outros leitores o fizeram. A diferen?a, como voc?s ver?o, ? que este monta Macs.

Ora, montar um computado

... r compat?vel com um Mac viola um caminh?o de direitos autorais e de propriedade intelectual, portanto ? uma atividade ilegal.

Ent?o como posso eu publicar um coment?rio sobre esta atividade?

Para come?ar, o leitor an?nimo apenas comenta que monta seus micros Mac compat?veis. Ele n?o ensina a mont?-los, n?o revela onde comprar os componentes nem divulga os indispens?veis ajustes que devem ser feitos para que o trambolho funcione. Em suma: a leitura de seu coment?rio n?o fornece qualquer indica??o pr?tica sobre como montar o micro. Nela ele apenas menciona que montou um deles e d? suas raz?es para faz?-lo (que, como se ver?, s?o t?picas dos admiradores dos produtos Apple).

Por outro lado, divulgar que se pode montar um Mac compat?vel n?o chega a ser uma apologia a uma atividade ilegal, j? que desde que a Apple passou a usar os processadores da Intel esses clones se tornaram comuns e j? ganharam at? uma designa??o pr?pria: ?hackintosh?.

Ent?o, deixemos de delongas e vamos ? ?ntegra do coment?rio de nosso leitor an?nimo.

?Deixei de montar micros h? alguns anos, mais ou menos na mesma ?poca que deixei de usar o Windows. Adotei a plataforma Apple, com seus Macbooks, iPhones, iPads e outras bugigangas que se compram prontas, duram muito tempo e s?o super-eficientes em suas tarefas. Por?m, senti falta de um desktop e infelizmente a Apple n?o disponibiliza algo dentro das minhas expectativas.

A linha de iMacs n?o me interessava porque eu j? tinha fant?sticos monitores e n?o precisava de um desktop que j? viesse com monitor. A linha Mac Mini, teoricamente mais indicada, era limitada demais para minhas necessidades e quase n?o suporta upgrades, v?cios daqueles que montavam PCs. E a linha Mac Pro, apesar de fant?stica e na medida para mim, custa no Brasil o pre?o de um autom?vel popular. N?o me restou outra alternativa a n?o ser montar um Mac, tal como se montava PCs no passado, escolhendo cada componente cuidadosamente para garantir a compatibilidade com os sistemas oficiais da Apple.

Os chamados ?Hackintoshes?, nome que se d? aos Mac Intoshes caseiros, n?o deixam nada a dever em rela??o aos oficiais, mas requerem uma escala de compreens?o do sistema muito maior do que a exigida na montagem de PCs tradicionais.

Junta-se um conjunto de pe?as praticamente compat?veis, mais algumas vindas de produtos Apple reais, como os m?dulos de infravermelho e bluetooth, altera-se os device-ids (c?digos pelos quais cada hardware existente ? reconhecido pelos sistemas operacionais) de alguns componentes para serem reconhecidos como originais Apple, acrescenta-se um bootloader capaz de fazer a ponte entre a velha BIOS (mesmo as novas UEFI) e o mundo propriet?rio da Apple, altera-se alguns valores nas tabelas DSDT e SSDT (tabelas do firmware do hardware) para assegurar o correto funcionamento de alguns componentes, como o Power Management da CPU Intel, e com mais alguns truques envolvendo registros na mem?ria e altera??o de endere?os acaba-se com algo muito pr?ximo de um Apple original. Muito pr?ximo MESMO!

Aos que lamentam a perda do romantismo, o fim do hobby prazeroso que era montar PCs, a montagem de hackintoshes eleva essa pr?tica a outro n?vel. O prazer obtido em atender uma liga??o telef?nica no desktop, atrav?s da interface ?Handoff? que conecta os iPhones aos iMacs via bluetooth propriet?rio da Apple ou de enviar um SMS pelo desktop sabendo que todas as intera??es poss?veis em um Mac real foram lindamente replicadas naquele conjunto de pe?as compradas na rua, ou fazer um update oficial do sistema operacional sem se preocupar se alguma coisa vai deixar de funcionar, ou ainda fazer um Airdrop entre seu iPad e seu Hackintosh, sabendo que at? nas entranhas dos mais variados dispositivos Apple aquele grupo de pe?as que voc? montou em casa ? efetivamente reconhecido como um produto Apple oficial ativado em sua conta, isso meus amigos, supera qualquer desafio que eu possa ter tido quando montava meus PCs Windows.?

Confesso que j? tinha conhecimento da possibilidade de montar micros Mac compat?veis, mas o depoimento de meu an?nimo leitor me surpreendeu. Primeiro, porque pensei que fosse muito mais f?cil e pelo que li a tarefa exige um bocado de conhecimento sobre a arquitetura interna dos dispositivos da linha Apple. Depois porque n?o havia me dado conta que o n?vel de prazer proporcionado pela agrad?vel sensa??o de ver funcionar pela primeira vez o trambolho montado talvez seja ainda maior que o proporcionado pela montagem de um PC, j? que o grau de dificuldade ? bem mais elevado ? e quanto mais dif?cil a miss?o, maior o prazer em cumpri-la.

Pois ? isso. Meu leitor an?nimo fecha sua mensagem com o par?grafo:

?Esse coment?rio, junto com outros sobre a montagem de dispositivos baseados em Rapsberry Pi ou Arduino, pode dar uma vis?o diferente para o tema ?Montador de PCs?. Na pratica, continua-se montando computadores, mas n?o s?o PCs?.

Pois n?o ? que ele tem raz?o? (Para quem n?o sabe, Raspberry Pi e Arduino s?o pequenas placas de circuito equipadas com um microprocessador e que podem ser configuradas como controladores e at? mesmo como pequenos computadores).

Aconselhar a quem sente falta da velha arte de montar micros a come?ar a fabricar ?hackintoshes? n?o devo, por ser ilegal. Mas o mundo dos Arduinos e Raspberries abre possibilidades mais que interessantes?

B. Piropo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.