O PlayStation 4 é o atual console de ponta da Sony. Com diversas séries exclusivas de sucesso, como Uncharted e Bloodborne, além de third parties como Overwatch e GTA 5, o sistema tem muitos atrativos, mas também problemas e controvérsias com sua rede online. Se você tem ou está pensando em comprar um PS4, confira dez mitos e verdades sobre o aparelho:

A PSN é instável e falta segurança

Verdade. Embora o serviço não chegue ao ponto de ser inutilizável ou um fracasso total, a PSN deixa a desejar quando levamos em conta o valor exorbitante de sua assinatura, R$ 130,00 por ano.

Quer comprar um PlayStation 4 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Além das eventuais quedas completas do serviço, a Sony já sofreu alguns ataques hacker, o mais notório deles em abril de 2011, quando dados de cadastro de mais de 24 milhões de contas vazaram.

O PS4 é o console mais potente da geração

Mentira, embora isso já tenha sido verdade. Se considerarmos que a atual geração engloba os consoles Xbox One, Xbox One X, Wii U e/ou Nintendo Switch, o Playstation 4 largou na frente, pois tinha um hardware parrudo e os jogos com melhor performance no mercado.

No entanto, após o lançamento do PlayStation 4 Pro e do Xbox One X, o sistema da Microsoft tomou a dianteira e, na data de publicação deste texto, é o sistema que possui melhor performance de hardware, resolução e desempenho dos jogos, como explicaremos detalhadamente no tópico seguinte.

Nem o PS4 Pro possui 4K nativo

Verdade. Embora o aparelho da Sony seja compatível com televisores 4K, o fato é que o hardware precisa “dar um jeitinho” para escalonar sua imagem para os televisores de ponta, nem sempre com a performance esperada.

Mesmo ignorando detalhes técnicos (O PS4 Pro possui 4.12 TFLOPS, 218 GB/s, 8GB GDDR5 e processador 2.13GHz contra 6TFLOPS, 326 GB/s, 12GB GDDR5 e processador 2.3 GHz do Xbox One X), o console da Microsoft é a única opção entre os consoles de mesa que conta com 4K nativo e suporte a blu-rays em 4K.

PS4 é o melhor console para jogos exclusivos

Depende, pois o tema é naturalmente subjetivo. Quem prefere jogar Super Mario, Zelda, Kirby e Donkey Kong é mais feliz com um Switch, assim como fãs de Forza, Halo e Gears of War adoram seus Xbox.

O PlayStation 4 possui uma boa quantidade de exclusivos bem recebidos pela crítica, como Spider-Man, Uncharted 4, Bloodborne e God of War, mas ser melhor ou pior que a concorrência é apenas uma questão de gosto.

É fácil e barato comprar jogos digitais no PS4

Depende do seu paradigma. Entre todas as opções no mercado, é difícil encontrar mais e melhores promoções do que as vistas no Steam, especialmente em suas famosas “summer sales”, as liquidações do meio de ano.

Ainda assim, de tempos em tempos a Sony realiza “Flash Sales” (promoção relâmpago) que traz um bom desconto tanto para jogos indie como blockbusters triple A. Assinantes da PlayStation Plus também costumam ter descontos exclusivos significativos. A interface da PlayStation Store, no entanto, não é muito intuitiva, e é difícil encontrar jogos mais obscuros.

PS4 não é um bom console para crossplay

Verdade. Em junho de 2018, a Nintendo e a Microsoft se uniram para lançar a campanha “survive together” (sobrevivam juntos), a fim de promover o crossplay, ou multiplayer entre consoles diferentes, entre Switch, Xbox One e PC no jogo Minecraft.

Isso só aumentou uma controvérsia já presente na mídia, pois a Sony é a única companhia que não deixa os donos de PS4 jogarem com Switch e Xbox em jogos como Fortnite e Rocket League. O argumento de Kenichiro Yoshida, C

... EO da Sony, é que “o PlayStation é o melhor lugar para jogar”, e por isso não implementa o crossplay na plataforma.

O PS4 é amigável para streamers e gravação de mídia

Verdade. Embora o menu home e a interface de navegação entre os arquivos de mídia não sejam tão intuitivos quanto deveriam, o PlayStation 4 é um ótimo sistema para realizar gravações e streams.

É possível gravar horas de vídeo e depois fazer upload do material para redes sociais vinculadas ao console manualmente, ou até mesmo linkar seu perfil ao YouTube e fazer transmissões ao vivo diretamente do aparelho.

O PS4 possui bons serviços e aplicativos

Verdade. O jogador que gosta de ver séries e filmes encontra facilmente na PlayStation Store os mais diversos aplicativos de streaming, como Crunchyroll, Netflix e Amazon Prime, entre outros.

Um grande destaque é a integração com o app de streaming de música Spotify. Ele pode ser utilizado ao mesmo tempo que os jogos e, na maior parte deles, abafa a música dos jogos e as substitui pela trilha sonora de sua escolha.

O PS4 possui a maior base instalada da geração

Tudo indica que sim, mas com um ou dois asteriscos, pois as vendas de consoles por todo o mundo não são tão bem monitoradas como deveriam. Embora existam empresas respeitáveis como o grupo NPD (que controla as vendas de jogos e consoles nos EUA) e Media Crate (vendas no Japão), ainda há muitas incertezas no ar.

Com isso, a maioria dos sites utilizados como referência trabalham com estimativas, como o VgChartz, o que não o torna confiável. Em seu último relatório financeiro, em julho de 2018, a Sony divulgou já ter vendido 83 milhões de PS4. Enquanto isso, o recém-lançado Switch acaba de passar dos 20 milhões, e a Microsoft não divulga os números oficiais do Xbox One.

A vida útil do PS4 já está acabando

Ainda incerto. Há tempos circulam os mais diversos rumores sobre o PlayStation 5, mas ainda não há absolutamente nenhuma confirmação oficial por parte da Sony sobre o tema.

No entanto, como o PlayStation 4 foi lançado em novembro de 2013, se considerarmos o tempo médio de duração de um console de ponta (por volta de cinco ou seis anos por geração), não parece absurdo imaginar o anúncio do PS5 em breve. Até lá, ainda teremos grandes lançamentos como Days Gone, The Last of Us Part II e Resident Evil 2.

PlayStation 4 ou PC, qual é o melhor? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.