O uso de carros particulares para serviços de transporte tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, tornando os aplicativos que conectam motoristas e passageiros uma grande competição para os táxis comuns. Com a popularização da Uber, ser um motorista "parceiro" da empresa virou uma opção de emprego para muitas pessoas. Porém, para que o usuário possa ganhar dinheiro trabalhando pelo aplicativo, existem alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos, como ter um carro modelo 2008 ou mais recente, por exemplo.

Para ajudar os usuários que têm esse interesse, listamos abaixo as restrições e os requisitos necessários para que uma pessoa possa cadastrar-se como motorista. Veja, abaixo, cada um deles e como funciona o processo de cadastro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Requisitos mínimos

Os pré-requisitos exigidos pela Uber para que alguém possa começar a trabalhar como motorista no aplicativo podem ser divididos da seguinte maneira: requisitos gerais, que todos precisam ter; e requisitos específicos, que irão variar de acordo com a categoria.

Veja, abaixo, quais são eles e o que é necessário para começar.

Requisitos gerais e restrições

  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com "Exerce atividade remunerada" (EAR)
  2. PPD (Permissão para Dirigir) não é aceita pela Uber
  3. Também não são aceitos: carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes, veículos adesivados, plotados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão ou freios

Pré-requisitos para ser UberX

  1. Modelo 2008 ou mais recente
  2. 4 portas e 5 lugares
  3. Ar Condicionado.

Pré-requisitos para ser UberSelect

  1. Modelo 2012 ou mais recente
  2. Todos os outros requisitos para UberX.

Pré-requisitos para ser UberBlack

  1. Apenas carros SUV ou sedan
  2. Cor Preta
  3. Bancos de couro.

Como funciona o cadastro

Após checar se a pessoa se enquadra nos pré-requisitos exigidos, o usuário pode realizar o seu cadastro através do próprio site da Uber (https://www.uber.com/a/drive-pp) ou pelo aplicativo. Basta seguir o passo a passo abaixo para fazer a solicitação:

Passo 1. Crie uma conta no site ou aplicativo da Uber, informando nome, sobrenome, e-mail e outros dados pessoais

Passo 2. Forneça os documentos solicitados (CNH)

Passo 3. A Uber irá realizar uma "Verificação de Segurança" através da sua CNH. Esse processo costuma demorar até três

... dias

Passo 4. Ao receber o "Ok" da Uber, será necessário enviar o seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Também é possível, caso o usuário não tenha um carro, alugar um veículo de uma locadora parceira da Uber

Pronto. Após o "Ok" do último passo, é só começar a rodar pela Uber

Via Uber

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.