O Windows Update, ferramenta de atualização do sistema da Microsoft, pode apresentar problemas que impedem a instalação de novas atualizações no Windows. As falhas mais comuns podem ser resolvidas com procedimentos simples, como a reiniciação do PC, remoção de dispositivos conectados ou o uso da ferramenta de diagnóstico, por exemplo. Porém, em alguns casos, pode ser necessário formatar o HD e reinstalar o sistema.

Confira a seguir uma lista com cinco dicas oficiais da Microsoft sobre como resolver problemas relacionados ao Windows Update. O procedimento foi realizado em um PC com Windows 7, mas as dicas também valem para usuários do Windows 8 e Windows Vista.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reinicie o computador

Passo 1. Reiniciar o PC pode resolver problemas relacionados à instalação de atualizações. Para isso, basta acessar o menu "Iniciar" e pesquisar por "Windows Update";

Passo 2. Caso exista uma atualização pendente que exija o reinício do sistema, clique em "Reiniciar Agora" para executar a ação.

2. Use a ferramenta de diagnóstico do Windows Update

Passo 1. Acesse a página de suporte da Microsoft e localize a seção "Method 2: Run the Windows Update Troubleshooter". Clique na versão do sistema instalada em seu computador e, em seguida, sobre o link "Windows Update Troubleshooter" para baixar a ferramenta;

Passo 2. O arquivo será salvo na pasta de downloads do computador com o nome "WindowsUpdate.diagcab". Execute o assistente e siga os passos que aparecerem na tela.

3. Remova os dispositivos conectados ao PC

Desconecte pen drives, HDs externos, cartões de memória e qualquer outro acessório USB. Também remova DVDs, CDs ou Blu-ray do leitor de discos. Esses acessórios, segundo a Microsoft, podem causar problemas durante a reinicialização do Windows.

4. Restaure o sistema

Passo 1. No menu "Iniciar", pesquise por "Restauração do sistema" e abra o primeiro resultado;

Passo 2. Durante o processo de restauração, selecione uma data anterior ao problema e restaure o sistema naquele ponto.

5. Reinstale o Windows

Caso as outras opções não funcionem, a última alternativa �

...formatar o HD e reinstalar o Windows no PC. Isso restaura completamente a instalação do sistema, mas também é importante fazer um backup de todos os seus arquivos, para garantir que sejam preservados. Os programas também precisarão ser reinstalados após a formatação.

Via Microsoft

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.