A Daisy é um robô da Apple que pode ajudar a reciclar iPhones. Na última quarta-feira (12), a fabricante anunciou os novos iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max com um painel feito inteiramente de estanho reciclado. Segundo a vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais, Lisa Jackson, o uso do material vai evitar a extração de mais de 10 mil toneladas de minério no próximo ano.

Um dos responsáveis por isso é Daisy, um robô criado pela empresa para desmontar iPhones. Já em operação, o projeto reforça a ideia de diminuir a produção de lixo eletrônico e usar de materiais reciclados ou renováveis nos produtos da maçã. Conheça a seguir mais detalhes a respeito e entenda como a robótica vai ajudar no processo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Sucessora de Liam, outro robô de reciclagem revelado em 2016, Daisy foi desenvolvida internamente por engenheiros da companhia para recuperar materiais que os métodos de reciclagem tradicionais não conseguem.

A mais nova "ajudante" de desmontagem da Apple foi feita com base em algumas peças de seu antecessor, que tinha 29 braços e era capaz de separar os componentes de um iPhone 6 em apenas 11 segundos. A nova robô é ainda mais sofisticada, sendo capaz de desmontar nove modelos diferentes de iPhone, chegando a separar peças de até 200 unidades por hora.

O objetivo do desenvolvimento de máquinas do tipo é trabalhar para chegar a um ciclo fechado na cadeia de suprimentos para seus produtos, produzindo apenas com materiais recicláveis ou renováveis. Segundo a Apple, essa ação poderá diminuir custos: o alumínio, por exemplo, é usado em diversos produtos e reutilizá-lo pode ser uma prática rentável.

Os novos iPhones XR, XS e XS Max vêm com estanho reciclado de modelos anteriores, o que gera uma redução da produção de lixo eletrônico. Outras partes dos modelos recém-lançados serão feitas de plástico reciclado, como o alto-falante, que possui 35% de plástico reciclado, e a moldura que protege o vidro frontal, que conta com 32% do mesmo material.

Para incentivar usuários a doar modelos antigos para reciclagem, foi lançado o programa Apple GiveBack, que pode recomprar seu dispositivo antigo ou reciclá-lo de graça na compra do iPhone XS ou do Apple Watc

... h Series 4, caso o modelo esteja listado no site da companhia. A notícia triste para os brasileiros é que, por enquanto, o programa só foi lançado nos Estados Unidos.

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.