Spam é um dos golpes cibernéticos mais comuns em serviços de e-mail — um estudo elaborado pela Microsoft e Google estima que são enviadas, por dia, 94 bilhões de mensagens desse tipo. Elas são inúteis, além de perigosas, e atrapalham a organização da caixa de entrada.

Ailém disso, muitas empresas enviam mensagens sem autorização como estratégia de marketing. O TechTudo reuniu uma lista com dicas para usuários do Gmail colocarem em ordem na caixa de entrada e pararem de ser incomodados por essas mensagens. Confira a seguir formas simples de reduzir a quantidade de spam que você recebe.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Denuncie os e-mails suspeitos

Marcar e-mails de spam como suspeitos na caixa de entrada é útil para que o sistema compreenda que as mensagens daquele remetente não agradam você. Para fazer isso no Gmail, selecione a mensagem indesejada e, na barra superior, pressione o ícone de exclamação. Ela será automaticamente encaminhada à seção de spam do e-mail.

2. Tenha cuidado ao fornecer o seu e-mail

Vários serviços da Internet solicitam o endereço de e-mail, seja para cadastro ou para enviar algum tipo de material. Entretanto, quanto mais secreto for o seu e-mail, menos chances você tem de ser incomodado com spam. Por isso, evite oferecer essa informação em sites, redes sociais ou outras plataformas suspeitas.

3. Utilize e-mails temporários

Se você precisa fazer um cadastro ou receber um material, mas não acha seguro divulgar o seu endereço real, os e-mails temporários podem ser muito úteis. Existem dezenas de opções de serviços, como o TempMail e o Air Mail, que podem ser aproveitados e são desativados após um determinado período de tempo.

4. Nunca responda esse tipo de mensagem

Jamais responda um e-mail de spam. Ao fazer isso, você valida o seu endereço e se torna um alvo ainda mais fácil, uma vez que os "spammers" saberão que o usuário está ativo e visualiza a caixa de entrada.

5. Cancele inscrições indesejadas

O Gmail oferece a opção de cancelar a inscrição de assinatura de e-mails automáticos. O recurso é bem útil para quem fez a inscrição de um newsletter, mas mudou de ideia e não quer mais receber as mensagens daquele remetente.

Passo 1. Abra um e-mail do remetente desejado e pressione a opção "cancelar a inscrição";

Passo 2. Confirme a ação na caixa de diálogo que abre em seguida e, você não receberá mais e-mails aut

... omáticos dessa empresa.

6. Aumente a proteção com um antivírus

Além do filtro de lixo eletrônico já incluso no Gmail, existem vários softwares que atuam para impedir o recebimento de spam. Muitos antivírus, como o Avast e o AVG, oferecem serviços gratuitos com opção de proteção a esse tipo de golpe.

Não tenho recebido spams, o que pode ser o motivo? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.