Um dos maiores problemas dos jogadores que querem rejogar games que marcaram as suas infâncias é a incompatibilidade que estes possuem com televisores modernos, já que foram desenvolvidos com base em uma resolução baixa que não é mais suportada nativamente pelos aparelhos. Por consequência, isso faz com que cresça a busca por emuladores nos computadores, que, muitas vezes, não oferecem uma experiência legítima.

Enxergando essa demanda, muitas empresas que se consolidaram nos anos 80 e 90 e que permanecem ativas, como SEGA e Capcom, tomaram a iniciativa de relançar os seus jogos mais populares do passado em plataformas modernas em formato de coleções, facilitando o acesso a jogos da infância ao mesmo tempo em que o incentiva este segmento do mercado. O TechTudo reuniu uma lista com as seis coleções de jogos clássicos mais notórias da atualidade para ajudar todos que buscam revisitar algumas joias dos consoles antigos sem dores de cabeça.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mega Man X Legacy Collection 1 + 2

Uma das figuras mais icônicas do acervo da Capcom, Mega Man X recebeu há pouco tempo uma coletânea que compreende todos os jogos lançados desta franquia que é tópico constante entre os pedidos dos fãs para que haja uma sequência. A coleção, disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (Steam), foi dividida em duas: Mega Man X Legacy Collection, que comporta do Mega Man X, original do SNES, ao Mega Man X4, original do PlayStation; e Mega Man X Legacy Collection 2, que comporta do Mega Man X5, também do PlayStation, ao Mega Man X8, lançado para PlayStation 2 e PC.

Os fãs também são agraciados por conteúdos adicionais que envolvem uma galeria completa com rascunhos de desenvolvimento, curiosidades, ilustrações, documentos oficiais, trilha sonora e mais. O mais interessante, no entanto, é a presença da modalidade X Challenge, que testa as habilidades dos jogadores ao colocá-los contra dois Mavericks — os famosos chefões da franquia — ao mesmo tempo. Isso torna a experiência única mesmo para os fãs que já tenham experienciado tudo o que Mega Man X tinha a oferecer e torna Legacy Collection uma coletânea indispensável.

Caso você prefira a linhagem mais clássica de Mega Man, a Capcom também lançou um pacote dedicado: o Mega Man Legacy Collection.

Capcom Beat ‘Em Up Bundle

Os jogos Beat ‘Em Up, casualmente chamados de “Jogos de Briga de Rua”, eram parte obrigatória dos fliperamas na década de 1990 e eram populares principalmente pela possibilidade de se jogar cooperativamente com amigos. Como não é mais possível encontrar essas máquinas com facilidade, a Capcom recém-lançou Capcom Beat ‘Em Up Bundle para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (Steam), compilando sete jogos clássicos do gênero — sendo que dois destes nunca tiveram lançamento em plataformas caseiras.

Seguindo o tratamento de Mega Man X Legacy Collection, aqui também é possível encontrar documentos oficiais, galeria de ilustrações, rascunhos de desenvolvimento e muito mais. Entre os jogos inclusos, o maior destaque vai para Final Fight, Captain Commando e The King of Dragons. A novidade do pacote, no entanto, é a possibilidade de aproveitar a biblioteca com amigos graças ao suporte ao multiplayer local e online, que permite que qualquer jogador se junte à partida a qualquer momento.

SEGA Genesis Classics

A SEGA também desempenhou um papel muito ativo no Brasil nas décadas de 80 e 90, participando da formação de muitos dos jogadores de hoje em dia. Muitas das franquias clássicas da SEGA foram

... deixadas para trás, mas, felizmente, todos os que quiserem revisitá-las têm a oportunidade com SEGA Genesis Classics, que reúne 50 jogos do Mega Drive no PS4, Xbox One, PC e, em breve, Nintendo Switch.

Além das experiências originais que cada um dos jogos da biblioteca têm a oferecer, tais como Sonic the Hedgehog, Ristar, Shinobi, Comix Zone, Dynamite Headdy e tantos outros, SEGA Genesis Classics também conta com algumas modernizações, incluindo um sistema de salvamento, função de retroceder no tempo, troféus e suporte ao multiplayer online. No PC, é até mesmo possível usufruir de modificações feitas pela comunidade, já que há um espaço dedicado a elas na plataforma da Valve.

SEGA Forever

Ainda falando sobre a casa de Sonic the Hedgehog, SEGA Forever é uma coleção voltada aos dispositivos iOS e Android, mas, diferentemente das que foram citadas anteriormente, ela é disponibilizada gratuitamente com a exibição de propagandas. Esta é uma biblioteca crescente e que abrange diferentes gerações dos consoles da SEGA, tais como Mega Drive e Dreamcast.

Os jogadores que quiserem uma experiência livre de propagandas podem pagar o valor único de US$ 1,99 — que equivale a aproximadamente R$ 8,28 na cotação atual. Todos os jogos publicados sob o rótulo SEGA Forever também têm suporte a controles, placares de líderes, saves na nuvem e função para rebobinar; alguns títulos selecionados têm suporte à modalidade multiplayer local, tais como Streets of Rage e Super Monkey Ball: Sakura Edition.

Street Fighter: 30th Anniversary Collection

A franquia que foi a responsável por estabelecer os moldes do gênero de jogo de luta que existe atualmente, Street Fighter recebeu uma coleção comemorativa ao seu aniversário de 30 anos para PS4, Xbox One e Steam, reverenciando todo o seu renome com doze títulos clássicos preservados em sua melhor forma: Street Fighter, diferentes versões de Street Fighter 2, os três jogos da série Alpha/Zero e as três versões de Street Fighter 3.

Esta coletânea foi a responsável por estabelecer os padrões das que foram lançadas posteriormente pela Capcom, apresentando uma linha do tempo com informações, curiosidades de desenvolvimento, documentos oficiais, galeria de ilustrações em alta definição e até mesmo uma galeria de sprites — quadros de animação de jogos 2D. Os principais títulos do pacote oferecem suporte ao multiplayer online com um sistema de ranqueamento dedicado com a finalidade de fomentar a comunidade competitiva.

Arcade Archives

Idealizado pela Hamster Corporation, Arcade Archives é um catálogo de jogos dos fliperamas dos anos 80 e 90 adaptados para plataformas modernas — PS4, Xbox One, Nintendo Switch e Windows 10. Ele é dividido em duas linhagens: uma que compreende jogos de empresas como Konami, Tecmo, Taito e Technos — interpretados como jogos gerais — e outra intitulada ACA Neo Geo, que enfatiza títulos lançados para Neo Geo em seus formatos originais de arcade, mas cada plataforma conta com uma seleção própria de títulos — o Nintendo Switch, por exemplo, também apresenta os jogos de arcade da Nintendo.

Os jogos são vendidos separadamente por preços variados e também contam com um placar de líderes para incentivar os jogadores a conquistar pontuações cada vez maiores para comparar com amigos ou com outros jogadores ao redor do mundo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.