A mais recente atualização do Chrome trouxe uma novidade que, segundo especialistas em segurança, viola a privacidade dos usuários. Na versão 69 do browser, quando alguém acessa a conta em algum serviço do Google (como o Gmail, por exemlo) pelo navegador, ele automaticamente faz o login do usuário também no Chrome.

O processo é feito sem que a pessoa possa optar se deseja ou não efetuar a integração. O recurso já existia em edições anteriores do software, mas era opcional e requeria uma confirmação prévia por parte do usuário.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A sincronização não é necessariamente algo negativo porque facilita integração de serviços do Google entre a web e o browser, o que pode tornar a navegação mais rápida. A crítica, entretanto, é sobre a forma como ela passou a ser feita. Agora, ao acessar as contas de plataformas como YouTube, Gmail, Google Drive, entre outros, os dados de navegação podem ser enviados para os servidores do buscador sem que o usuário sequer perceba que os está fornecendo.

No último final de semana, o professor de criptografia na Universidade Johns Hopkins Matthew Green postou em seu blog que o novo comportamento do software mancha a relação de confiança entre usuário e o serviço. Isso acontece porque a nova interface permite que a pessoa faça o login por engano e, depois que seus dados são compartilhados, há pouco que se possa fazer.

A engenheira de software do Google, Adrienne Porter Felt, respondeu aos questionamentos de privacidade pelo Twitter. Segundo a funcionária, o novo recurso tem como finalidade lembrar ao usuário que ele se logou em algum serviço do Google pelo navegador. Felt também nega que esse login tenha a mesma funcionalidade que a sincronização de perfil no Chrome e, portanto, não afetaria a privacidade do usuário.

Caso não queria fazer login nos dois serviços automaticamente, o usuário pode desabilitar a função, seguindo o passo a passo abaixo.

Como desativar login automático no Chrome 69

Passo 1. Acesse a página de recursos experimentais do Chrome pelo endereço "chrome://flags/#account-consistency" (sem aspas). A opção “Identity consistency between browser and cookie jar” estará em destaque. Ela é responsável por dar poder ao navegador para gerenciar a entrada e a saída das contas do Google. Pressione “Default” para visualizar as demais opções;

Passo 2. Em seguida, vá à opção “Disable”;

Passo 3. Conclua o processo no botão “Relaunch now” e aguarde o navegador reiniciar para que as config

... urações sejam efetivadas.

Vale lembrar que esse é um recurso ainda de caráter experimental. Por isso, o Google ressalta que, ao ativá-lo, o usuário está sujeito a perda de dados do navegador ou ao comprometimento de sua segurança ou privacidade.

Chrome some com favoritos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.