O Google começou como um simples buscador, rival de clássicos como Cadê e Alta Vista. Nesta quinta-feira (27), ao completar 20 anos, a empresa oferece bem mais que isso. Para celebrar o aniversário, a Gigante da web relembrou a trajetória de produtos tão populares que são considerados "sinônimos" de e-mail, mapa online ou tradutor em tempo real, por exemplo. Veja, na lista a seguir, um resumo dos principais números alcançados por oito serviços do Google em duas décadas de história.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Busca

A busca do Google registra um número tão grande de pesquisas feitas que a empresa se refere a ele como "trilhões". Todo o processo seria mais difícil sem o recurso autocompletar, responsável por economizar nada menos que 200 anos de digitação por dia, se contabilizado o tempo poupado de todos os usuários. Já ferramentas de busca específicas, como o Job Search, resultaran em 100 milhões de vagas na Internet ofertadas em 92 países.

2. Google Maps

Sinônimo de mapa online, o Google Maps é um dos produtos mais antigos do Google e acumula 64 milhões de quilômetros de rotas geradas em mais de 240 países e territórios — cerca de 80 viagens de ida e volta para a Lua. Os pontos de interesse exibidos no mapa chegam a 150 milhões, incluindo as vielas dos morros do Rio de Janeiro.

3. Google Tradutor

O Google Tradutor conta com mais de meio bilhão de usuários e ajuda a converter palavras, frases e expressões em mais de 100 idiomas. Segundo o Google, cerca de 143 milhões de traduções são realizadas pelo serviço diariamente, número equivalente a 161 mil vezes a obra inteira de Shakespeare, poeta britânico e autor do clássico "Romeu e Julieta".

4. Gmail

O recurso antispam é um dos destaques do Gmail. Ao todo, são quase 10 milhões de mensagens perigosas bloqueadas a cada minuto, de acordo com o Google. O serviço de mensagens tem sido aprimorado e oferece o Smart Compose, função que usa aprendizam de máquina para entender o comportamento do usuário ao escrever e assim, autocompletar o e-mail automaticamente. O recurso ainda não tem previsão para funcionar em português.

5. Google Assistente

Uma das ferramentas mais recentes da lista, o Google Assistente já acumula marcas de respeito com mais de dois anos de lançado, como LG e Samsung. O recurso inteligente entende mais de 20 idiomas e, em alguns casos, consegue lidar até com usuários bilíngues que misturam mais de um idioma. O assistente também compreende cada vez mais tipos de perguntas, que vão de resultados de jogos, lugares para estacionar, solicitação de rotas e até detalhes sobre o destino de sua próxima viagem.

6. Google Fotos

O Google Fotos é um produto de ascensão importante para o Google nos últimos anos. Lançado em 2015, o serviço de armazenamento na nuvem já conta com mais de 500 milhões de usuários mensais, responsáveis pelo backup de 1,2 bilhões de fotos e vídeos todos os dias. A Gigante de Buscas afirma que só o espaço liberado nos celulares pode guardar 410 petabytes de informação.

7. Google Play

Com aplicativos e jogos para baixar no Android, desde quando era conhecido por Android Market em 2008, o Google Play está presente em quase todos os países do mundo e em 2 bilhões de dispositivos com o sistema do robôzinho. A loja oficial, vale lem

... brar, não está disponível em celulares com versões não homologadas pelo Google.

8. YouTube

O YouTube é tão onipresente que cobre 95% de todo o tráfego de Internet no mundo, segundo dados da empresa. São 91 países com conteúdo próprio em 80 idiomas. Prova dessa característica de localidade é o lançamento de produtos derivados, que aproveitam os criadores de conteúdo de cada país. Lançado nesta terça-feira (25) no Brasil, o YouTube Music oferece grande oferta de clipes musicais nacionais.

Como baixar Google Chrome no Internet Explorer? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.