O melhor de dois mundos está reunido na memória Intel® Optane™. Afinal, o produto da Intel reúne qualidades tanto das memórias voláteis, que são rápidas, mas perdem os dados assim que o computador é desligado, quanto das não voláteis, que armazenam informações de forma persistente, mas são mais lentas.

Ao combinar memória e armazenamento em uma única unidade visível para o sistema operacional, a Optane™ se torna rápida e persistente. Assim, representa um grande salto evolutivo na forma como computadores operam, na medida em que melhora exponencialmente o desempenho para uma série de atividades cruciais, como inicializar a máquina, salvar arquivos grandes, abrir aplicativos e carregar níveis de jogos. Os benefícios se aplicam a discos rígidos, os HDD, ou às memórias Flash (SSD).

A Optane™ é resultado de uma aplicação do driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid com a mídia de memória 3D XPoint™, desenvolvida pela Intel para ser tão persistente quanto a memória NAND, mas mil vezes mais rápida. É capaz de aprender e lembrar-se da maneira como o usuário usa a máquina, de forma a acelerar as atividades mais acessadas pelo computador, no dia a dia. O resultado é uma velocidade até 2,2 vezes maior nas tarefas de trabalho diárias e até três vezes maior para abrir grandes arquivos de mídia.

Esse é o primeiro grande avanço em armazenamento e memória dos últimos 25 anos. Mas como o consumidor faz para ter acesso à memória Intel® Optane™?

Hardware e software

Existe uma série de requisitos para que uma máquina comporte o novo produto da Intel®. A unidade de inicialização a ser acelerada com a Optane™ precisa ter uma partição GPT, formato do setor de 512B, 5 MB de espaço disponível no fim do disco e sistema operacional Windows 10 de 64 bits.

Além disso, é necessário o driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid versão 15.5 ou mais recente, além da interface de usuário suportada pela memória Intel® Optane™. E o processador precisa ser Intel® Core™, da sétima ou da Oitava geração.

Os módulos de memória Intel® Optane™ podem ser associados a placas-mãe especialmente preparadas ou sistemas suportados pela memória Intel® Optane™. Oito fabricantes fornecem motherboards prontas para o produto:

- ASRock (entre os modelos disponíveis estão o Z270 SuperCarrier e o Fatal1ty Z270 Gaming K6);

- ASUS (Tuf Z270 Mark1 e Strix Z270E Gaming);

...

- Biostar (Z270GT8 e B250GT5);

- ECS (Z270-Lightsaber e B250H4-M8);

- EVGA (EVGA Z270 FTW K e EVGA Z270 Classified K);

- Gigabyte (Z270X-Gaming 9 e Z270X-Gaming K7);

- MSI (B250 PC Mate e B250 Gaming Pro Carbon);

- Supermicro (C7Z270-PG e C7H270-CG-ML).



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.