As impressoras 3D fazem cada vez mais sucesso e j? provaram do que s?o capazes. Elas podem criar desde objetos mais complexos at? os mais simples, de maneira eficiente e, muitas vezes, mais barata. Listamos dez tipos de produtos produzidos atrav?s de impressoras 3D para mostrar a versatilidade da tecnologia. Confira:

Impressora 3D Cube 3 chega ao Brasil com pre?o mais ?em conta?

Fones

Fones sem fio se encaixam perfeitamente na orelha (Foto: Reprodu??o/Kickstarter)

Um dos objetos que as impressoras 3D s?o capazes de fazer s?o fones de ouvido feitos especialmente para se adaptar ao formato do ouvido do usu?rio. ? o caso do Normal, no qual voc? baixa um aplicativo, tira uma foto das orelhas e manda para a empresa que ir? fabric?-lo, e do OwnPhones, que ainda ? wireless e funciona via Bluetooth.

Al?m dos fones de ouvido, tamb?m foi produzido com a tecnologia um megafone pela empresa Fuji Xerox. A novidade do acess?rio, chamado Telephoto MegaFon, ? que ele direciona o som para somente uma pessoa, fazendo com que ela seja a ?nica a escutar a mensagem que ser? encaminhada.

Comida?

ChocaByte tem corpo compacto e imprime peda?os de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulga??o/ChocaByte)

Al?m de objetos, as impressoras 3D tamb?m permitem fabricar comida, de v?rios tipos. Voc? pode escolher entre o modelo criado no MIT que faz sorvete em 15 minutos, a impressora inglesa que imprime frutas gra?as ? tecnologia de gastronomia molecular e a Pancake Bot, que faz comida em formatos inusitados, como da Torre Eiffel.

Para os choc?latras de plant?o, tem uma impressora feita especialmente pensada em voc?s, a Chocabyte. O modelo, compacto e baratinho, tem formato de cafeteira e ? capaz de produzir os chocolates mais variados, basta escolher o modelo que voc? preferir, com tamanho de 5 cent?metros de largura e altura, por 2,5 cent?metros de espessura.

Ve?culos

Ve?culo poder? ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodu??o/Mashable)

N?o somente objetos pequenos e compactos podem ser criados pelas impressoras 3D. Depois da Airbike, a bicicleta feita de nylon, chegou a vez de criar nada mais, nada menos que um carro usando a tecnologia. O ve?culo foi apresentado na mostra internacional Manufactoring Technology Show, em setembro de 2014, e teve seu test d

... rive feito por jornalistas americanos nas ruas de Nova York. O mais inusitado ? que o carro pode ser derretido para dar forma a um novo.

Casas

Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulga??o/Andrey Rudenko)

Se voc? ficou surpreso com o item anterior, certamente ficar? com este tamb?m. Impressoras 3D foram capazes de fabricar casa, pr?dio e at? castelo. Isso mesmo. Depois do projeto de constru??o de um pr?dio totalmente a partir desta tecnologia, e da produ??o de casas impressas em 3D com lama com o objetivo de ser uma solu??o mais acess?vel, chegou a vez dos castelos.

Projetado pelo americano Andrey Rudenko, o castelo foi criado com as dimens?es de uma casa para crian?as. Ele foi fabricado na impressora RepRep, que ? um projeto de c?digo aberto bastante popular entre os entusiastas da t?cnica em 3D. O dispositivo imprimiu camadas de concreto de 1 cent?metro de altura por 3 cent?metros de largura e seu acabamento ? melhor do que o de outras impressoras 3D de concreto.

Roupas e acess?rios

Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulga??o/Disney)

Os guarda-roupas agora tamb?m podem se beneficiar das impress?es em 3D, j? que a tecnologia chegou ao mundo da moda, produzindo roupas e acess?rios. ? o caso do vestido inteligente criado pela designer Anouk Wipprecht, que capta sinapses cerebrais do usu?rio para reunir suas informa??es biol?gicas e batimentos card?acos, al?m de detectar a presen?a de pessoas pr?ximas.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no F?rum do TechTudo.

Ainda, durante a Copa da Mundo de 2014, a Nike entrou na onda das impress?es tridimensionais e fabricou uma bolsa com a tecnologia. Os modelos foram fabricados exclusivamente para os atletas da competi??o. Al?m de bolsa e vestido, tem tamb?m peruca com cabelos realistas, criadas pela Disney para serem usadas em esculturas.

Instrumentos Musicais

Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulga??o)

As impress?es tridimensionais j? come?aram a invadir o mundo da m?sica, como, por exemplo, a guitarra brasileira com estrutura totalmente criada atrav?s de impressoras 3D. O modelo da Robtec foi apresentado em 2014 no 11? Semin?rio de Tecnologias, em S?o Paulo. Ainda, um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Su?cia, se tornou a primeira banda a fazer um show a partir de instrumentos inteiramente fabricados a partir de impressoras 3D.

O professor Olaf Diegel foi a primeira pessoa de que se tem not?cia a produzir um instrumento em uma impressora tridimensional, um saxofone, h? mais de dois anos. A apresenta??o da banda contou com duas guitarras el?tricas, uma bateria e um teclado, todos desenhados por Diegel e produzidos atrav?s de impressora 3D.

Ferramentas

Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulga??o/Mcor)

Diversos tipos de ferramentas tamb?m podem ser fabricados por meio de impress?o tridimensional. Isso pode ser feito, por exemplo, com a Mcor IRIS, capaz de criar martelo e pe?as de prot?tipos, al?m de brinquedos e maquetes, a partir de cola e papel. Al?m de ser mais barato do que os modelos criados com pl?sticos, essa alternativa ainda ? menos prejudicial ao meio ambiente.

Outro tipo de ferramenta que pode ser criada atrav?s da tecnologia s?o pe?as de a?o, o que promete revolucionar a ind?stria da constru??o civil. Se no primeiro exemplo destacamos o custo mais baixo, nesse caso ? o inverso, pois a produ??o ainda sai bem cara, tornando um pouco mais dif?cil a dissemina??o do modelo.

Tatuagem

Caneta da impressora foi substitu?da por m?quina da tatuar (Divulga??o/Piotr Widelka e Johan da Silveira)

Al?m de produzir objetos, as impressoras 3D ainda s?o capazes de exercer a fun??o de alguns profissionais, como, por exemplo, a impressora tatuadora. A Tatou?, criada a partir da uni?o de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, ? capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfura??es por segundo.

O TechTudo conversou por e-mail com os desenvolvedores, os estudantes de design Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira, que afirmaram que continuam trabalhando nas quest?es sobre press?o da pele, velocidade da impress?o 3D, escaneamento do bra?o e reconhecimento de profundidade, por exemplo.

Avan?os na medicina

Ap?s 22 anos, mulher volta a andar gra?as a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodu??o/CNET)

Uma das utilidades mais significativas dos objetos impressor em 3D, sen?o a melhor delas, ? poder ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia ? capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas ou no tratamento ou recupera??o de pacientes com os mais diversos tipos de doen?a. J? foram criadas, por exemplo, mand?bula humana e mapas impressos em 3D para ajudar deficientes visuais.

No entanto, o mais comum s?o as pr?teses, das mais diversas. Desde a pr?tese de bra?o para um menino que nasceu sem o bra?o direito, 114 vezes mais barata do que a oferecida por seus m?dicos, at? a pr?tese de v?rtebra. Ainda, cientistas conseguiram criar cartilagem a partir de impressora 3D, al?m do exoesqueleto que foi capaz de ajudar uma mulher paralisada a andar.

Impressora 3D

FABtotum produz r?plicas de si mesma (Foto: Divulga??o/FABtotum)

Depois de carros, pr?teses, castelos e chocolate, o que mais falta uma impressora 3D criar? Outra impressora 3D. N?o falta mais. J? existem modelos capazes de criarem uma r?plica de si mesmos, como, por exemplo, o caso da brasileira apresentada na Campus Party de 2012. Al?m dele, ainda existe a FABtotum, que come?ou como um projeto de baixo custo no site de financiamento coletivo Indiegogo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.