A certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal pode ser baixada de maneira simples na Internet, evitando que seja necessário visitar uma sede física para obtê-la. O documento é exigido em concursos e empregos de âmbito federal, e também pode ser solicitado para obter vistos para outros países, entre outros processos que requeiram a comprovação de que o detentor do CPF não tem problemas com a Justiça Federal. Veja a seguir como baixar o atestado de antecedentes criminais em PDF pelo computador e a checar a veracidade da certidão de outra pessoa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox e acesse a página de antecedentes criminais da Polícia Federal (pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais). O site não opera corretamente no Google Chrome ou demais navegadores. Pressione “Emissão”;

Passo 2. Preencha o formulário com suas informações pessoais. Não use abreviaturas de nomes. Na hora de preencher o número do passaporte — se você possuir o documento — insira os algarismos no primeiro campo e as letras no campo “série do passaporte”;

Passo 3. Marque o captcha e pressione o botão “Pesquisar”;

Passo 4. A certidão será gerada automaticamente em um arquivo PDF. Baixe o documento para o computador para salvá-lo. A partir daí, você também poderá imprimir o arquivo.

Como checar a validade de uma certidão

Se você tem uma certidão de outra pessoa em mãos, é possível usar o site da Polícia Federal para checar a autenticidade do documento.

Passo 1. Na página de certidão de antecedentes criminais, escolha “Validação”;

Passo 2. Preencha o formulário com o nome da pessoa e o número encontrado na parte superior do atestado. Depois, informe hora e data de emissão da certidão, conforme diz o rodapé do documento. Ao final, selecione o botão “Val

... idar”;

Passo 3. Se o documento for verdadeiro, a Polícia Federal irá informar os dados pessoais e a data limite de validade do atestado.

WhatsApp está certo em não divulgar mensagens para a justiça? Discuta no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.