Usuários de Android podem utilizar arquivos APK para instalar aplicativos de fora da Google Play Store. O procedimento é uma alternativa para obter apps que não são compatíveis com o seu aparelho, que ainda não foram lançados no Brasil ou que sequer são disponibilizados na loja do sistema. O Google bloqueia esse tipo de arquivo por padrão para evitar infecções acidentais por vírus, mas a instalação pode ser ativada com um passo a passo bem simples.

No tutorial a seguir, saiba como instalar arquivos APK no seu celular Android. Vale lembrar que é preciso se certificar de que a fonte é segura e, após o procedimento, desabilitar a função nas configurações do smartphone. O passo a passo a seguir foi feito em um Galaxy S8 com Android O.

Passo 1. Acesse as configurações do celular e abra o menu de segurança. O nome do item pode variar dependendo do fabricante do aparelho e da versão do Android instalada. Em telefones recentes da Samsung, como o Galaxy S8, o menu se chama “Tela de bloqueio e segurança”. Em seguida, ative a função “Instalar apps desconhecidos” – que pode se chamar também “Fontes desconhecidas”.

Passo 2. Se o telefone rodar a versão 8 Oreo ou mais recente do Android, é preciso escolher exatamente qual aplicativo terá permissão de baixar e instalar arquivos no formato APK. Escolha o navegador de sua preferência e habilite o recurso.

Passo 3. A partir daí o telefone estará liberado para instalar aplicativos baixados de fontes alternativas à Google Play pelo Google Chrome. É importante dar preferência para sites reconhecidamente seguros para fazer o download do arquivo, como o APK Mirror (www.apkmirror.com). Ao baixar um app nesse formato, é possível que o navegador exiba uma mensagem de alerta. Caso isso ocorra, dê permissão para prosseguir com o download.

Passo 4. Ao finalizar a transferência, toque na notificação para abrir o instalador do aplicativo recém baixado. O procedimento de instalação será realizado de forma automática, assim como ocorre com apps baixados na loja.

Passo 5. Ao final, volt

... e às configurações de segurança do sistema e desative a instalação de apps por fontes desconhecidas, revertendo a medida adotada no primeiro passo deste tutorial.

Como desativar mensagens de operadoras que esgotam a bateria do Android? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.