Windows 10 Octobter 2018 Update, nova versão do sistema para PC foi anunciado pela Microsoft nesta terça-feira (2). A atualização irá aprimorar o design do software com mais elementos da linguagem Fluent, além de trazer várias novas funções, como o modo noturno e integração com o celular. O update já está disponível e é grátis para os usuários do Windows 10.

Ao contrário de updates passados, como a Creators Update, liberada em abril, desta vez não há um tema central para os recursos. Dessa vez, são esperadas melhorias em várias áreas do Windows, que vão desde ferramentas de produtividades e jogos até melhorias de integração do computador com o celular. Veja um resumo de coisas já confirmadas ou que já aparecem na versão de testes do sistema.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Seu telefone

O aplicativo Seu Telefone será uma ponte entre o celular e o PC, incialmente apenas para transferência de imagens. O app já está disponível há meses, mas exclusivamente via download na Microsoft Store. A partir do Windows 10 October 2018, o recurso será incorporado ao sistema e deverá ter papel central na tentativa de integrar o sistema do computador aos serviços da Microsoft oferecidos principalmente no Android.

2. Sets

Esperado inicialmente para a atualização de abril, o recurso Sets irá permitir abrir vários apps em uma única janela, separados em abas. Assim como no navegador, o usuário poderá organizar o trabalho em grupos de guias, expandindo as possibilidades de multitarefa. É possível que, em um primeiro momento, apenas programas da Microsoft, como Word, Edge e PowerPoint, possam ser organizados dessa forma.

3. Copiar e colar na nuvem

Na nova versão do Windows 10, usuários poderão copiar um texto no computador e colar em outros dispositivos conectados na mesma conta da Microsoft. O recurso se chama Cloud Clipboard (Área de transferência na nuvem) e poderá ser ativado usando a tecla Windows+C para copiar, ou Windows+V para colar algo capturado em outro aparelho. O copiar e colar tradicional continuará disponível por meio dos atalhos Ctrl+C e Ctrl+V.

4. Modo escuro no Explorer

O explorador de arquivos do Windows 10 ganhará Modo Escuro na atualização de outubro. O tema noturno existe no sistema desde 2016, mas se limita ao app de configurações. Com a chegada do recurso ao Explorer, espera-se que outros elementos clássicos do Windows, como o Painel de Controle, também sejam compatíveis com o fundo preto próprio para usar à noite.

5. Teclado virtual Swiftkey

O app de teclado virtual Swiftkey será incorporado no Windows 10 para uso em dispositivos com telas touch, como tablets. O app para celular foi adquirido pela Microsoft em 2016, mas, até então, não tinha chegado ao sistema operacional da empresa para computadores. Além de melhorar a experiência em tablets, espera-se que a novidade abra caminho para uma nova geração de notebooks com duas telas e sem teclado físico.

6. Captura de tela melhorada

A ferramenta de prints do Windows 10 será melhorada na nova atualização. Assim como no macOS, usuários de PC poderão usar comandos no teclado para capturar imagens a mão livre ou tela inteira, além de uma terceira opção de formato fixo. O usuário poderá, depois, fazer anotações e salvar. O recurso já pode ser usado atualmente no Windows 10 por meio do atalho Windows+Shift+S, mas ainda está em Beta. Após a atualização, a ferramenta também poderá ser acionada na tecla tradicional de print do teclado.

7. Ferramenta de busca aprimorada

Atendendo a pedidos de usuários, a Microsoft irá desmembrar a Cortana da ferramenta de busca do

... sistema. Na atualização do Windows 10 que chega em outubro, o campo de pesquisa irá considerar principalmente conteúdo local armazenado no computador. Haverá uma nova interface com painel duplo separando aplicativos, documentos e outros tipos de resultados.

8. Nova barra de jogos

O design da barra de jogos será alterado profundamente, com uma janela menor com fundo translúcido com melhor organização de informações. O recurso também mostrará mais informações sobre a máquina, como nível de uso de memória RAM, CPU e gráficos. A Microsoft também diz que haverá melhorias no gerenciamento de recursos do sistema na hora de jogar, mas não há mais detalhes sobre essas mudanças.

9. Bloco de notas com mais recursos

Depois de um longo período sem mudanças significativas, o Bloco de Notas ganhará novas funções no Windows 10. O app tem compatibilidade melhor com digitação de códigos Unix/Linux, ferramenta de zoom textual, pesquisa integrada por meio do Bing e recurso de localizar e substituir similar ao encontrado no Word.

Como instalar o Windows October 2018 Update?

O Windows 10 October 2018 Update começou a ser liberado hoje, mas a atualização não deve ficar disponível imediatamente para todos. É possível realizar a atualização de forma manual, antes da liberação automática através do assistente de atualização da Microsoft no site: microsoft.com/pt-br/software-download/windows10. Você também pode checar se a nova versão do sistema chegou ao seu computador, clicando em: Menu > Configurações > Atualização e segurança > Há atualizações disponíveis > Reiniciar agora.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.