O Facebook, como qualquer outro site, está exposto a hackers e pessoas mal-intencionadas. No entanto, algumas ações simples podem reduzir esse risco a ataques cibernéticos, como criar uma senha forte, não acessar o serviço em muitos dispositivos ao mesmo tempo e ativar sistemas de segurança criados pela própria plataforma. As práticas de controle prometem evitar transtornos e melhorar a experiência na comunidade criada por Mark Zuckerberg.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a proteger sua conta do Facebook e dificultar o acesso de hackers aos dados e informações pessoais contidos na rede social. Os procedimentos podem ser feitos em navegadores web no computador, como Google Chrome e Firefox ou pelo app para celular Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Crie uma senha forte e mude periodicamente

Uma senha forte requer combinar letras, símbolos, caracteres especiais, números e palavras incomuns, além de alternar minúsculas e maiúsculas. O ideal é que não seja tão curta, para dificultar ainda mais o processo de decifrá-la. Também é indicado não utilizar o mesmo código para outros serviços online, como e-mails, blogs ou demais redes sociais. Outra medida importante é alterar as senhas periodicamente, uma vez a cada cinco ou seis meses, por exemplo.

Para alterar a senha do Facebook, acesse as "Configurações" na página inicial da platafoma. Em seguida, vá na seção "Segurança e Login", localize o campo "Alterar senha" e clique em "Editar".

2. Confirme seu número de telefone

Por meio das configurações do Facebook, é possível cadastrar um número de telefone para envio de códigos de confirmação de serviços, recuperação de senha ou comunicação com a rede social. A ação aumenta o controle da conta pelo usuário e serve com um método de reforço à segurança. Para adicionar um número de telefone ao Facebook, acesse as "Configurações", depois vá em "Celular" e toque no botão "Adicionar um telefone".

3. Ative a autenticação de dois fatores

Com a autenticação de dois fatores, todas as vezes em que você fizer login no Facebook, um código será enviado por SMS para validar aquele acesso e dessa forma, impedir o acesso de pessoas estranhas à sua conta. Para ativar a autenticação em duas etapas no Facebook, entre nas "Configurações" da rede social. Depois, acesse "Segurança e Login" e localize o campo "Autenticação de dois fatores". Por fim, pressione o botão "Editar".

4. Ative os alertas de login

O Facebook pode avisar sempre que alguém entrar na sua conta através de um dispositivo ou navegador que você não costuma usar. Para ativar os alertas de login, vá em "Configurações", "Segurança e login", e depois em "Receber alertas sobre logins não reconhecidos".

5. Faça logout de sessões anteriores

Um relatório mostra todos os dispositivos logados com sua conta do Facebook, inclusive o horário do acesso, o sistema utilizado e a localização. Através das configurações da rede social é possível fazer logout remotamente e impedir o acesso naquele aparelho. A alternativa é mais um dos esforços da plataforma de Zuckerberg em oferecer mais proteção ao usuário.

Outra recomendação é sempre fazer logout após deixar o aplicativo. O processo pode ser mais trabalhoso, pois vai exigir que você insira sua senha a cada novo login, mas garante maior segurança nos acessos.

6. Use abas anônimas nos navegadores

Ao entrar no Facebook p

... or navegadores, o ideal é acessá-lo por meio de uma sessão privada (anônima). Desta forma, os dados não ficam registrados em históricos de navegação e são apagados após o fechamento da página. As abas privadas podem ser abertas no Google Chrome, Firefox, Internet Explorer e Edge.

7. Desative a opção "Manter conta conectada"

A função "Manter a conta conectada" é prática, mas pode ser perigosa caso você acesse o perfil em computadores públicos ou usados por muitas pessoas. O Facebook permite salvar o login e a senha para acessar sua conta com apenas um clique na sua imagem na tela inicial do Facebook para PC. Desativar essa opção vai fazer com que sua conta seja deslogada após o fechamento da página e evitar o acesso de estranhos à sua conta. Para desabilitar o login por foto no Facebook, acesse "Configurações", depois "Segurança e login", e inative a opção "Entrar com sua foto do perfil".

8. Não clique em links suspeitos

Mesmo com os esforços do Facebook em proteger o ambiente virtual e remover conteúdos e links maliciosos, os usuários ainda podem ser vítimas de golpes online. O ideal é nunca clicar em links suspeitos, não responder a solicitações de conversas de desconhecidos no Messenger, não acessar páginas com promoções "fora da realidade" ou instalar aplicativos de empresas desconhecidas. Também é preciso ficar atento a e-mails falsos recebidos em nome do Facebook.

Caso desconfie de um link suspeito enviado por um amigo, entre em contato com a pessoa para confirmar se o conteúdo é seguro. Também é preciso ter cuidado com páginas falsas que simulam o layout do Facebook no computador para que usuários desatentos informem os dados de login e senha. Por isso, sempre confirar se está no endereço https://www.facebook.com/.

9. Não acesse redes Wi-Fi públicas

Evite acessar qualquer tipo de serviço que armazene informações pessoais no celular, como redes sociais, e-mails e contas bancárias, ao utilizat redes Wi-Fi públicas, como de restaurantes, shoppings e aeroportos. Essas conexões fica mais expostas e são mais vulneráveis a ataques de criminosos, que podem roubar detalhes importantes pela rede.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.