Com as tecnologias cada vez mais avan?adas, muitas vezes n?o conseguimos imaginar nossa vida sem as tantas facilidades que elas nos proporcionam. Por?m, todo mundo se lembra de diversas tecnologias que fizeram sucesso na d?cada de 1990, algumas impens?veis nos dias de hoje. Foi nesse clima de nostalgia que criamos uma lista com 10 tecnologias que marcaram a gera??o 90, desde assoprar o cartucho do jogo at? ficar impressionado com um telefone que identifica chamadas. Vamos voltar no tempo?

10 tecnologias que j? fizeram parte da sua vida; ser? que voc? lembra de todas?

Discman

Quem lembra de torcer para o CD n?o "pular" no Discman? (Foto: Divulga??o/Sony)

Muito antes dos celulares se tornarem plataformas para ouvir m?sica ou do surgimentos dos iPods, a forma de escutar suas m?sicas favoritas nada tinha a ver com um reprodutor digital. Com o surgimento dos CDs, o Walkman foi substitu?do pelo Discman. Existiam diversas marcas, modelos, formas, cores e, naturalmente, diversos pre?os. Alguns eram bem caros para a ?poca e, se fosse nos dias de hoje, a aquisi??o poderia ser considerada ostenta??o.

Apesar de bastante ?til e pr?tico para a ?poca, o Discman muitas vezes trazia uma certa dor de cabe?a para os usu?rios, especialmente durante viagens de carro. Algu?m lembra de quando o CD ficava pulando? E a gente torcendo para o carro n?o passar por quebra-molas ou qualquer outro ?obst?culo?, para diminuir o risco de o CD falhar.

Jogos de cartucho

Quem leu os itens anteriores, certamente lembrou deste em seguida. Afinal, de que adiantava ter o Super Nintendo sem os jogos de cartucho? Quem entrou no mundo dos jogos eletr?nicos depois, nunca vai entender o feito para iniciar uma partida desses jogos nos video games como Super Nintendo e Mega Drive. Era um verdadeiro ritual, que envolvia passos de extrema import?ncia, como assoprar o chip e torcer para que o console reconhecesse o jogo da forma correta.

Durante muito tempo, os cartuchos foram a ?nica forma de armazenamento para jogos de consoles, e o ?ltimo grande representante dessa tecnologia foi o Nintendo 64, lan?ado em 1996. Os cartuchos consistiam, basicamente, de um circuito integrado, revestido de uma prote??o pl?stica, contendo o software dos jogos. Eles, ent?o, eram acionados a partir do encaixe do video game ao circuito atrav?s do conector. Como dito anteriormente, a tarefa envolvia todo um ritual e nem sempre era tranquila, mas ficou na mem?ria de quem jogava.

Windows 95

Windows 95 foi o respons?vel por transformar a Microsoft na principal empresa da ?rea (Foto: Divulga??o/Microsoft)

Em tempos de Windows 10, quem ainda se lembra do Windows 95? O sistema operacional que revolucionou o mercado foi lan?ado pela Microsoft em 1995 e foi o respons?vel por transformar a empresa na mais popular da ?rea. O Windows 95 fez tanto sucesso que at? o suporte a ele foi encerrado apenas em 2002, depois que v?rias evolu??es do sistema operacional j? haviam sido lan?adas.

O Microsoft Windows 95 foi um sistema operacional de 16/32 bits e instalado por padr?o com o MS-DOS 7.0. Ele efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT) e seus ficheiros puderam, ent?o, ter 256 caracteres, um n?mero absurdamente maior que os oito caracteres das vers?es anteriores. Um dos maiores problemas era a instabilidade ao rodar aplicativos que tinham sido escritos para o seu antecessor, o Windows 3.x.

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos? Opine no F?rum do TechTudo.

Palmtop

O?Palmtop foi o primeiro assistente pessoal digital, tamb?m con

... hecido como Palm ou PalmPilot, e ficou popular pelo pre?o relativamente barato para a ?poca. A Palm Computing lan?ou os primeiros modelos em 1996, o Pilot 1000 e o Pilot 5000, que usavam processador de 16 MHz,da Motorola. Tinham, ainda, um painel monocrom?tico de LCD e 128 e 512 Kb de mem?ria, respectivamente.

O aparelho surgiu nos anos 1990 com o intuito de criar dispositivos pequenos e leves o suficiente para levar no bolso e que consumissem pouca energia. Os palmtops n?o tinham teclado e seu texto era digitado sobre um teclado gr?fico em parte da tela ou escrito ? m?o em um espa?o reservado.

Mega Drive

Mega Drive, tamb?m conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Divulga??o/Sega)

O Mega Drive, conhecido tamb?m como Sega Genesis, ? um console de videogame de 16 bits, da Sega, que depois passou a concorrer com o Super Nintendo. O dispositivo foi lan?ado no Brasil no ano de 1990 e se tornou um grande sucesso, perdendo espa?o ap?s o surgimento e populariza??o dos videogames de 32 bits, anos depois, como os modelos de Playstations, da Sony.

Diversos jogos para a plataforma fizeram sucesso e se tornaram cl?ssicos, como, por exemplo, a s?rie Sonic the Hedgehog, sobre as aventuras de Sonic para salvas animais do seu planeta. Diversas vers?es do Mega Drive surgiram depois, mas ele nunca reconquistou a popularidade dos anos 1990.

Super Nintendo

O Super Nintendo foi um grande sucesso no in?cio dos anos 90 (Foto: Divulga??o/Nintendo)

At? o final da d?cada de 1980, a Nintendo ainda estava com seu videogame de 8 bit, que ficou conhecido como ?Nintendinho?. Para n?o ficar atr?s da SEGA, que tinha lan?ado o Mega Drive, de 16 bit, a Nintendo tamb?m lan?ou seu console de 16 bit, em 1990, no Jap?o. Chegando ao Brasil em 1993, o Super Nintendo Entertainment System (SNES), que ficou mais conhecido apenas como Super Nintendo, ? motivo de nostalgia para muitas pessoas.

O formato b?sico contava com oito bot?es, sendo quatro em cruz, dois na parte superior e dois na parte inferior. Ele foi o primeiro console a trazer bot?es nas bordas (L e R), copiados por todos os modelos seguintes. Al?m disso, as capacidades gr?fica e sonora superiores davam maior jogabilidade ao console. Com diversos ?timos jogos, n?o demorou para o Super Nintendo virar um sucesso e se tornar o 16 bit mais vendido. Dentre os jogos, v?rios se tornaram cl?ssicos, como o Super Mario World, Mario Kart e Donkey Kong.

Mouse com esfera

Muito antes dos sensores ?pticos existirem e serem popularizados, o padr?o da ind?stria eram os mouses com esfera, popularmente chamadas de ?bolinhas?. Tentar usar o mouse em qualquer computador sem a ajuda de um mousepad era uma miss?o quase imposs?vel, j? que era um desafio fazer com que o dispositivo deslizasse de um lado para outro na maioria das superf?cies.

Al?m da falta de praticidade, o uso do mouse com esfera tamb?m fazia com que o aparelho tivesse um prazo de validade relativamente curto, por causa da sujeira que se acumulava ao redor da ?bolinha?. Quem lembra de ter que abrir o mouse para limpar as partes internas carregadas de poeira?


Tamagotchi

Tamagotchi: animal de estima??o virtual virou febre nos anos 90 (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Se voc? n?o era adulto o suficiente para usar um?Palmtop, certamente se lembra muito bem do Tamagotchi. Lan?ado em 1996 pela Bandai, no Jap?o, o "bichinho eletr?nico" virou febre entre as crian?as brasileiras no final da d?cada de 1990. O brinquedo consistia em criar e cuidar de um bichinho de estima??o virtual. As tarefas eram as mesmas de quem cuida de um animal de estima??o de verdade: dar carinho, alimentar, dar banho. A segunda gera??o do brinquedo vinha com um sensor infravermelho, permitindo que os Tamagotchis se comunicassem e at? tivessem filhos.

Na ?poca, muitos pais falavam que era bom para as crian?as adquirirem senso de responsabilidade. At? porque, caso n?o cuidassem do seu bichinho da forma correta, ele morria, e n?o como em um jogo que ? s? reiniciar, no caso do Tamagotchi, para de funcionar de uma vez por todas, como se o animal tivesse realmente morrido. Hoje em dia, existe um aplicativo para smartphone do brinquedo.

Celular ?Tijol?o?

Motorola PT-550 foi o primeiro celular comercializado no Brasil (Foto: Divulga??o/Motorola)

Esse item n?o fala de um modelo exclusivamente, mas de uma categoria: os celulares ?tijol?es? dos anos 1990, que ficaram conhecidos dessa forma por serem grandes e pesados, ainda mais se comparado aos modelos atuais. Existiam diversos modelos de diferentes fabricantes que se encaixavam na categoria, como os da Nokia e Motorola, por exemplo.

Para ilustrar este item da lista, escolhemos o aparelho Motorola PT-550, o primeiro celular vendido no Brasil, no in?cio da d?cada de 1990, e um belo exemplo de um celular ?tijol?o?. Al?m da mobilidade, o que o diferenciava de um telefone comum era a agenda integrada e a capacidade de identificar liga??es. Nos dias de hoje, com a tecnologia t?o avan?ada, ? at? dif?cil lembrar como era nessa ?poca.

Game Boy

Primeira vers?o do Game Boy tinha tela em fundo verde e jogos em preto e branco (Foto: Divulga??o/Nintendo)

Game Boy foi um console port?til desenvolvido pela Nintendo e lan?ado no Jap?o em 1989, chegando ao Brasil no in?cio da d?cada de 1990, e fez muito sucesso. A primeira vers?o do dispositivo tinha tela de cristal l?quido em fundo verde e jogos em preto e branco, como o Tetris. Depois, vieram diversas vers?es.

O Game Boy teve evolu??es como display colorido, no chamado Game Boy Color, tamanho menor e dura??o maior da bateria. Existiam diversas cores, at? mesmo o modelo com o corpo transparente, que chamava a aten??o. No total, foram criadas seis diferentes vers?es do console port?til.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.