O Dia das Crianças 2018 recebeu uma homenagem na página inicial do Google do Brasil nesta sexta-feira (12). Ao acessar o site da gigante de buscas, o usuário visualiza o Doodle com a mensagem especial para os pequenos. A imagem, que está no lugar do logotipo do Google, traz uma banda de criancinhas que tocam vários instrumentos musicais, como tambor, corneta e xilofone.

Vale lembrar que o Dia das Crianças do Brasil é diferente da data universal criada pela ONU, que estabelece 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança – quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, no ano de 1959, durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Além disso, o dia 12 de outubro também é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, que é a padroeira do país.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A empresa trocou as letras que formam a palavra Google para colocar no lugar a banda composta por crianças, com o objetivo de representar a diversão e brincadeiras infantis.

No Brasil, a data de 12 de outubro foi aprovada na década de 20 pelo Congresso Nacional e assinada pelo presidente Arthur Bernardes — no decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924 (camara.leg.br).

O objetivo era garantir que todas as crianças tivessem acesso à educação, além de protegê-las de longas jornadas de trabalho. Curiosamente, o dia comemorativo só ficou popular no país perto de 1960, quando fabricantes de brinquedos usaram a data comercialmente para fazer promoções de bonecas e carrinhos.

Os princípios da Declaração da ONU incluem a garantia de igualdade a todas as crianças do mundo, sem que haja qualquer tipo de distinção, seja por nacionalidade, raça ou religião. Além disso, a Organização determina que crianças com deficiência física ou mental tenham educação e cuidados especiais.

Outro princípio da Declaração ressalta que todas as crianças devem ser protegidas contra a exploração no trabalho e o abandono. Por fim, a Declaração define que as crianças devem crescer dentro de um espírito de justiça, compreensão, amizade e solidariedade entre os povos.

O Google costuma homenagear o data ao longo dos anos em sua página inicial. Em 2017, por exemplo, a empresa de tecnologia trocou as letras que formam a palavra Google por pássaros coloridos, com as cores da marca, representando a leitura infantil e as brincadeiras offline mais comuns das crianças, como pular corda e os balanços dos parques. As aves eram sustentadas por uma árvore que lembra os desenhos

... infantis com óculos e boca.

Em 2016, o Doodle mostrava diferentes crianças brincando sem preocupações, desenhando no chão o grande painel que forma o letreiro do Google, com balões, flores, montanhas, corações, animais e outras figuras que remetem ao imaginário infantil.

Qual foi o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.