A Adobe anunciou novas funções para o Lightroom nesta segunda-feira (15) durante o evento Adobe Max, nos Estados Unidos. O software de edição e organização de fotos ganhou mudanças na interface e ferramentas que prometem deixá-lo mais fácil de usar em todas as plataformas. Os novos recursos já foram liberados e estão disponíveis nas versões do programa para Windows, macOS, iPhone (iOS), Android, ChromeOS e web. Veja seis novidades apresentadas pela Adobe para o Lightroom.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pessoas

Em todas as plataformas, o Lightroom oferece uma nova aba Pessoas que organiza as fotos armazenadas de acordo com as pessoas que estão presentes nas imagens. O software usa o recurso de inteligência artificial Adobe Sensei para "taguear" rostos automaticamente, facilitando a busca por fotos de uma pessoa específica.

2. Busca

O Lightroom promete melhores resultados na pesquisa para ajudar usuários que contam com uma coleção muito extensa de imagens. O programa passa a oferecer sugestões automáticas enquanto o usuário digita. Segundo a Adobe, o software considera metadados como câmeras, lentes, abertura, ISO, locais, palavras-chave e outros atributos para localizar uma foto.

3. Compartilhamento

No Mac, Windows e iOS, o Lightroom ganha uma nova aba de compartilhamento que permite acessar facilmente todos os álbuns e fotos criados e adicionados pela versão web. O recurso evita que seja necessário navegar pelos álbuns manualmente para recuperar um trabalho iniciado online e finalizar no computador. Na versão web, é possível optar por compartilhar apenas imagens sinalizadas ou com uma determinada classificação.

4. Prévia de página

Na web, o Lightroom passa a exibir uma visualização da página simulando o acesso de visitantes ao seu site. É possível modificar o layout e a cor do plano de fundo e inserir espaçamentos entre imagens e textos para criar uma narrativa que acompanha as fotos.

5. Seleção inteligente

No Lightroom online, usuários podem criar álbuns compartilháveis rapidamente usando um recurso de seleção automatizada. O software avalia a qualidade das imagens de uma determinada coleção e cria um conjunto com as melhores fotos para enviar a um amigo. É possível ajustar os critérios para refinar a escolha. Ao final, o resultado pode ser compartilhado em um link.

6. Conector e migrador

O Lightroom para Mac e Windows terá uma nova função para incorporar serviços de hospedagem de portfolio que vão

... além do Adobe Portfolio. O menu Connector irá oferecer uma lista de opções que, segundo a Adobe, poderão incluir também serviços de impressão e outros similares. Já apenas no macOS, usuários poderão usar uma ferramenta de migração para importar arquivos do Apple Fotos diretamente para o Lightroom.

Como redimensionar imagens no app do Photoshop sem perder qualidade? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.