Manter-se como a ferramenta de busca padrão do iPhone (iOS) custa caro ao Google: US$ 9 bilhões ao ano, o equivalente a cerca de R$ 33,3 bilhões, segundo o site americano Business Insider. A prioridade dentro do sistema móvel da Apple é importante para o buscador mais popular do mundo, pois grande parte do seu lucro ainda se baseia em anúncios direcionados nos resultados das pesquisas e em outros serviços. O curioso, no entanto, é que a Apple costuma a se opor à coleta dados para direcionar propagandas, a fim de preservar a privacidade dos usuários.
Quer comprar iPhone barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
Este valor parte de uma estimativa de um analista do grupo financeiro Goldman Sachs, já que nem a Apple e nem o Google revelam a quantia exata. Em relatórios financeiros recentes, a Apple listou “licenciamento” como um dos maiores responsáveis pelo crescimento nas vendas de seu segmento de serviços. Isso inclui o dinheiro recebido pelo contrato com a gigante de Mountain View.
Outros cálculos, mais conservadores, apontam cifras de US$ 3 a 4 bilhões (cerca de R$ 11 a 15 bi). Há apenas um número oficial antigo, registrado em um documento judicial; em 2014, o Google pagou US$ 1 bilhão (R$ 3,7 bi). Já a estimativa mais alta, também da Goldman Sachs, diz que em 2019 a Apple pode chegar a receber US$ 12 bilhões (R$ 44,4 bi) para continuar com o Google como a ferramenta de busca primária no Safari, na Siri e em outras partes de seus dispositivos.
De qualquer forma, o acordo entre as companhias parece bastante favorável para ambas. A Apple ganha bilhões de dólares de modo bem simples e o Google tem espaço privilegiado entre os usuários de iPhone e iPad. É um contingente imenso de consumidores servido ao buscador, que, assim como o Facebook, lucra com o uso das informações dos usuários.
Serviços da Apple
A rápida ascensão dos serviços da Apple tem entusiasmado investidores. O setor, que abrange a venda de aplicativos, a garantia AppleCare e assinaturas como Apple Music e iCloud, atingiu rendimentos de US$ 36 bilhões (R$ 133 bi) nos últimos 12 meses, uma alta de 28% em relação ao ano anterior. O comércio de serviços e produtos em que as pessoas pagam constantemente deixa a empresa menos dependente da venda de smartphones, um produto que os consumidores compram, em geral, com intervalo de anos.
No entanto, a revelação de que uma parcela enorme dessa receita vem do contrato com o Google pode significar que o segmento de serviços da Apple não vai tão bem assim. Ca
Via Business Insider, BGR, Bloomberg e Recode
Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Confira no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snake Rewind, Truck Driver e mais: veja os jogos para Android da semana
- 6 famosos que têm aplicativos com propostas curiosas
- Como excluir perfil e deletar a sua conta no POF
- Vibe A7010 ou Moto X Play: qual celular da Lenovo é o melhor?
- Como reabilitar o Adobe Flash Player no Safari 10
- Como mudar o nome da conta Administrador no Windows
- Waze sem sinal GPS? Saiba o que fazer quando o aplicativo não conecta
- Echo Show 10 é nova caixa com Alexa e tela que se move; veja o que achamos
- 10 fatos importantes sobre o uso de Internet no Brasil
- LG XBoom Go PL7 é boa? Conheça a 'melhor caixa de som do mundo'
- Spotify fechando sozinho? Conheça possíveis causas e como resolver
- Lista traz os melhores jogos de terror para PC lançados este ano
- Vídeo compara visuais de Forza Motorsport 7 e Gran Turismo Sport
- Media Player Classic: 5 dicas do menu suspenso a reprodução automática
- iPhone 12 deve estrear sensor 3D tipo LiDAR; recurso melhora AR e VR
- FISL 16: Bengala eletrônica para cegos ganha campeonato de robótica
- CPBR8 revela o que voc? precisa saber para iniciar com um casemod
- Pendrive wireless da SanDisk aumenta espaço livre na memória do celular
- Verificação em duas etapas no WhatsApp: como ativar código de bloqueio
- MSI 2019: veja agenda de jogos das semifinais e final do torneio de LoL