É possível identificar fake news pelo WhatsApp com a ajuda do Fake Check. O detector de boatos foi criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A ferramenta grátis pode ser acessada via web ou pelo mensageiro, com o auxílio de um bot, em celulares Android e iPhone (iOS). O usuário se comunica com uma aplicação que simula as respostas de um ser humano, verifica o conteúdo e responde sobre o seu teor. Ainda em fase de testes, a plataforma já consegue detectar com 90% precisão as notícias que se enquadram como totalmente verdadeiras ou totalmente falsas, segundo os criadores.

Vale ressaltar que o WhatsApp fornece um canal em que é possível denunciar conteúdos problemáticos, como fake news e spam, por meio do próprio app. Para isso, o serviço solicita informações completas e print sobre o caso, uma vez que eles não têm acesso às mensagens, criptografadas de ponta a ponta. A ferramenta ajuda a plataforma a encontrar perfis responsáveis por espalhar esse tipo de material. A medida faz parte dos investimentos em segurança do mensageiro, que baniu milhares de contas suspeitas em período eleitoral.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, os textos falsos costumam apresentar alguns indícios claros. "A gente sabe que, quando uma pessoa está mentindo, inconscientemente, isso afeta a produção do texto. Mudam as palavras que ela usa e as estruturas do texto. Além disso, a pessoa costuma ser mais assertiva e emotiva. Então, uma das formas de detectar textos enganosos é medir essas características", explica.

Para que o sistema aprendesse a diferenciar os conteúdos, foram aplicadas técnicas da área de inteligência artificial. Foram usados 3,6 mil textos falsos e 3,6 mil verdadeiros, todos em português, publicados na web entre janeiro de 2016 e janeiro de 2018. A partir do reconhecimento das características e padrões dessas reportagens, o computador foi "treinado" para avaliar outros conteúdos. Confira a seguir como usar o Fake Check no WhatsApp e descobrir se uma notícia é verdadeira ou falsa.

Passo 1. No smartphone, acesse o link (https://otwoo.app/nilc-fakenews) pelo navegador de sua preferência, como Google Chrome, Firefox e Safari. Em seguida, você será redirecionado para uma janela do WhatsApp, com o conteúdo "Nilc-FakeNews" (sem aspas) no campo de mensagem. Toque na seta para enviar;

Passo 2. Você receberá então a seguinte mensagem: "Olá! Seja bem-vindo ao detector de fake news do NILC-USP – Detecção Automática de Notícias Falsas para o Português! O sistema irá utilizar o modelo de detecção para avaliar se a notícia é falsa ou verdadeira. Insira o corpo de uma notícia". Em seguida, abra a notícia que deseja avaliar como verdadeira ou falsa e a copie na íntegra;

Passo 3. Depois, cole todo o conteúdo na barra de mensagens e toque na seta para enviar. É importante seguir exatamente esses passos, uma vez que o sistema não funciona com trechos da notícia, manchetes ou links;

Passo 4. Caso a notícia tenha a chance de ser verda

... deira, o sistema informará: "Essa notícia é possivelmente verdadeira. Sempre consulte fontes confiáveis antes de divulgá-la". Se for falsa, a plataforma enviará: "Essa notícia pode ser falsa. Por favor, procure outras fontes confiáveis antes de divulgá-la".

Pronto. Aproveite a ferramenta Fake Check para consultar mensagens duvidosas no WhatsApp e saber se elas são, de fato, fake news.

Via ICMC

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.