O novo iPhone XS é resistente não somente à água doce e poeira, conforme se tornou comum no mercado devidi à certificação IP68, mas também a outros tipos de líquidos, como sucos, chá quente e até mesmo vinho e cerveja. Essas são as conclusões do site especializado Cnet após uma bateria de testes que verificou as promessas da Apple durante o lançamento do celular. No Brasil, no entanto, o XS ainda não é vendido e nenhum outro smartphone no mercado oferece proteção similar, de acordo com as principais fabricantes.

Anunciado em setembro de 2018, nos Estados Unidos, o novo smartphone da Apple repete o visual do iPhone X e traz melhorias na ficha técnica, câmera dupla e é acompanhado de uma edição maior, o iPhone XS Max. O telefone é encontrado no comércio americano a partir de US$ 999 (cerca de R$ 3.100 mil em conversão direta).

A ideia de verificar a resistência do novo iPhone em diferentes líquidos partiu do próprio lançamento do celular, que, segundo a Apple, foi testado em água salgada, vinho, chá e cerveja. Segundo a Cnet, a análise foi concentrada em cenários do cotidiano, como derramar suco no celular e deixá-lo cair na piscina, por exemplo.

O primeiro teste foi realizado em uma piscina com profundidade de 1,8 metro por meia hora, com cronometro e tela ligados. Segundo o site, após retirar o celular e enxaguar resíduos de cloro e secá-lo, o iPhone manteve o funcionamento correto, com exceção da caixa de som, que reproduzia áudios abafados. O problema desapareceu por completo dois dias depois, quando toda a água em volta dos alto-falantes secou por completo.

A análise também considerou outro tipos de líquidos que, a princípio, não estão cobertos pela certificação IP68. O celular foi alvo de derramamento de suco de laranja, depois de chá quente, e, até mesmo, vinho, cerveja e submersão em água do mar por alguns segundos. Apesar disso, nenhum problema foi registrado após os testes.

Confira o vídeo na íntegra:

O que dizem as outras fabricantes

A certificação IP68 não é exclusiva da Apple e é empregada por grande parte das fabricantes da atualidade. Esse selo, no entanto, requer resistência contra infiltração de água em até 2 metros de profundidade por meia-hora, ou seja, não exige tolerância à cerveja, vinho, chá e água do mar.

O TechTudo entrou em contato com as maiores fabricantes do Brasil para obter informações sobre a resistência de celulares à prova d'água quando estão em contato com outros tipos de líquidos. Segundo a Motorola, os smartphones da marca são resistentes apenas a respingos d’água.

De acordo com a LG, os testes para obter a certificação IP68 são feitos em laboratório com água doce. “Isso significa que não podemos afirmar, baseado em nenhuma certificação, que nossos aparelhos são resistentes a outros líquidos”, explica. A marca ainda recomenda que, caso os celulares seja expostos a sucos, bebidas, entre outros, o ideal é que “sejam lavados o mais breve possível com água doce”.

A Sam

... sung explica que, segundo o manual do Galaxy S9, “se você mergulhar o aparelho em qualquer líquido que não seja a água, como água salgada, bebidas alcoólicas ou água ionizada, ele entrará mais rápido no aparelho”.

“No momento, nem a Positivo e nem a Quantum possuem celulares com esse tipo de resistência”, diz a fabricante de modelos como o Quantum You 2.

Via Cnet

Qual será o preço do iPhone XS no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.