Parada ou em movimento? Uma imagem com iliusão de ótica publicada no Twitter está intrigando os usuários. Diferente do que aconteceu com outros "mistérios da Internet", desta vez, não são as cores da foto que causam a dúvida, mas, sim, tentar entender: trata-se de uma foto ou vídeo. Na figura, a coluna central composta por formas geométricas amarelas em um fundo roxo parece se mover de um lado para o outro. O post original, feito pela professora de Neurociência cognitiva da Universidade de Milão, Alice Proverbio, já conta com mais de 17 mil curtidas e 7,7 mil retweets.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A cientista explicou, também no Twitter, que o arquivo não é um GIF ou vídeo, mas uma imagem estática — nada mais que é uma ilusão de ótica, decorrente de uma espécie de competição que ocorre dentro do córtex visual. Ou seja, os neurônios que processam cor e forma começam a competir entre si e, então, dão espaço para que aqueles de processamento de movimento atuem, fazendo com que surja o efeito ótico.

“V5 (ou MT) é a área cortical dedicada ao processamento de movimento, enquanto V4 é dedicada ao processamento de cor e forma (como o pentágono). Os neurônios V4 estão tão saturados que a taxa de disparo basal / repouso dos neurônios MT é interpretada como um sinal sensorial real”, explicou a professora em resposta a uma pessoa intrigada sobre como o efeito ocorria.

Via

... rget="_blank">Twitter e Gizmodo

Qual é a cor do chinelo: branco e dourado ou azul e preto? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.