O aplicativo para Android do Google Notícias, serviço que reúne novas publicações de acordo com as preferências de cada usuário, pode consumir quantidades excessivas de dados em segundo plano. A denúncia foi feita por pessoas afetadas por meio do Fórum de Suporte do Google, em que a reclamação aparece em dezenas de posts feitos desde junho.

Segundo o site The Verge, o problema no Google News foi reconhecido pela empresa em setembro, que afirmou estar em busca de uma solução, mas até o momento nada foi divulgado. Procurado pelo TechTudo, um porta-voz do Google diz que "pedimos desculpas pelo inconveniente que esse problema causou aos nossos usuários. Estamos estudando isso e como resolver o problema".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os relatos mencionam a utilização de até 24 GB dentro da franquia de Internet móvel, nos casos mais extremos, o que levou a cobranças de valor elevados pelas operadoras. A falha também ocorre quando o celular está conectado na rede Wi-Fi. Um dos usuários prejudicados afirma que o app chegou a usar até 7,65 GB durante uma única noite.

Por enquanto, a saída para quem usa o Google Notícias é desabilitar os dados em segundo plano. Para isso, acesse o menu de configurações, selecione "Rede e internet" > "Uso de dados" > "Uso de dados móveis" > "Google Notícias" e, por fim, desative a opção "Dados em segundo plano".

Vale lembrar que, além de oferecer um buscador na web, o Google também desenvolve ferramentas que prometem auxiliar o dia a dia das pessoas, como o aplicativo de notícias. Em maio, durante o evento anual Google I/O, a companhia apresentou melhorias pa

... ra a Google Assistente, Maps e Lens, além dos aparelhos Pixel, Home e Wifi.

Como recuperar fotos do Google Fotos? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.