Resident Evil é a série de terror e ação produzida pela Capcom. Lançada originalmente em 1996, a franquia deixou a sua marca em praticamente todos os consoles desde então, do PlayStation 1 ao Nintendo Switch. Relembre os sete títulos mais assustadores da série e seus momentos mais tenebrosos na nossa lista.

Resident Evil

Ainda que não seja o primeiro jogo do gênero survival horror lançado, Resident Evil é considerado por muitos como o maior responsável pela popularização desse estilo de jogo. Lançado quatro anos após Alone in the Dark, de 1992, o jogo da Capcom soube lapidar bem o layout do clássico da Infogrames.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No PlayStation 1, Sega Saturn e PC, o game trazia puzzles instigantes e criaturas horripilantes em uma mansão gigantesca repleta de sustos. A primeira aparição de um zumbi é uma cena em computação gráfica muito icônica e assustadora que marcou época. E como esquecer do ataque do cachorro quebrando a janela, um dos "jump scares" mais clássicos dos games?

Resident Evil 2

Com o sucesso do primeiro jogo, em 1998 a Capcom lançou uma sequência tão ou mais aclamada que o jogo original. Novamente estrelada por dois protagonistas com rotas distintas, mas agora focada nos estreantes Leon e Claire, o jogo mostrava a cidade de Raccoon City devastada por zumbis.

O ambiente urbano transmitia perfeitamente o caos da infestação, mas o verdadeiro suspense vinha de ambientes claustrofóbicos como a delegacia. Um dos inimigos mais aterrorizantes da série foi apresentado neste jogo: os nojentos Lickers, com suas línguas gigantescas e letais, e a capacidade de se grudar nas paredes e tetos.

A Capcom está refazendo o jogo com Resident Evil 2 Remake, usando motor gráfico atualizado para a geração mais recente de consoles e jogabilididade atualizada. Com data de lançamento marcada para 25 de janeiro de 2019, Remake chega ao PS4, Xbox One e PC.

Resident Evil 4

Lançado originalmente em 2005, o Resident Evil 4 apresentou uma guinada na direção da série, que passou a ser focada muito mais na ação do que no terror, algo que o quinto e sexto jogos priorizaram ainda mais.

No entanto, esta aventura de Leon Kennedy ainda possui bastante terror tanto nas locações exploradas como nos inimigos encontrados. O maior terror do game são os temíveis Regenerators, armas biológicas infestadas pela Plaga do tipo 5. Seus grunhidos são horríveis, mas pior ainda é ver os monstros recuperando suas partes do corpo já destruídas.

Resident Evil 7

O mais recente capítulo da série principal, lançado em 2017, Resident Evil 7 trouxe uma nova perspectiva em primeira pessoa, o que tornou o terror e suspense muito mais imersivos. Especialmente porque o clima mais lento de exploração com survival horror foi resgatado, em um ritmo que se aproxima bastante do primeiro jogo.

A mansão da família Baker é onde se passa a maior parte da aventura, e também onde ocorrem a maioria dos sustos. Cada membro do clã é sádico e perturbado de sua própria forma. Tanto nas cenas de morte como na história em si, não falta tortura, desmembramento e muitos sustos pelos corredores da casa.

Resident Evil Zero

Em 2002 a Capcom surpreendeu ao lançar Resident Evil Zero exclusivo para Nintendo GameCube, aproveitando o sucesso do remake do primeiro Resident Evil no mesmo console. Com a mesma engine, o jogo trouxe os melhores e mais assustadores gráficos possíveis para a época.

Acompanhar Rebecca Chambers e o detento e ex-tenente Billy Coen à bordo do trem Ecliptic Express é um dos arcos mais marcantes da franquia. O trem esconde diversos inimigos criativos e situações extremas de sobrevivência, mas a dinâm

... ica da dupla e sua desconfiança é o que mais cria tensão.

Resident Evil Revelations

A fim de tentar resgatar o clima de horror e suspense dos primeiros jogos, em 2012 a Capcom lançou para 3DS a série derivada Resident Evil Revelations, com ritmo mais lento, munição para gerenciar e ambientes claustrofóbicos.

O barco Queen Zenobia guarda muitos segredos e inimigos, mas o auge do terror acontece no primeiro encontro com o Scagdead. Como no filme Alien de Ridley Scott, o verdadeiro terror está no que não pode ser visto: é muito perturbador ouvir os grunhidos e ver a porta sendo esmurrada antes da primeira aparição do Scagdead.

Resident Evil Revelations 2

O sucesso do primeiro Resident Evil Revelations foi tão grande que a Capcom logo anunciou uma sequência. Em 2015, Resident Evil Revelations 2 chegou ao PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC, e em 2018 foi portado para o Nintendo Switch.

Claire Redfield assume o posto de protagonista, mas logo de cara é recebida com muito terror e suspense: em uma das aberturas mais tenebrosas da série, a heroína precisa sobreviver aos monstros e armadilhas de uma prisão de dar inveja no filme Jogos Mortais.

Qual é o melhor jogo de terror? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.