Alguns escolhem pela beleza, outros pela marca preferida. Mas, em tese, existem dois tipos de usuários quando o alvo da compra são smartphones: aquele que prioriza o bolso e procura o melhor custo-benefício sem quebrar o orçamento; e o que prefere apostar em máxima performance - seja de processamento, da câmera e, ultimamente, até da bateria…

A história é sempre a mesma, você precisa entender o que quer e qual sua necessidade antes de começar a pesquisar. Qual vai ser seu tipo de uso do smartphone? O que você mais utiliza no dia a dia? Mensagens, usa o telefone para trabalhar, tira fotos, joga?!…

Processador

Para o uso cotidiano, incluindo todos os aplicativos mais populares de mensagens, redes sociais, e-mail, jogos mais casuais, vídeos e outros, um processador intermediário já garante uma ótima experiência. Não é preciso gastar muito para ter uma boa performance, principalmente porque pouca gente realmente necessita de todo o potencial de um smartphone top de linha.

Mais do que qualquer especificação, vale prestar atenção na quantidade de núcleos que o processador oferece. Dispositivos dual-core, ou seja, com apenas dois núcleos já estão ficando um pouco ultrapassados - e mesmo com o uso do dia a dia você pode se frustrar bastante com o desempenho do aparelho. Os núcleos são as unidades de processamento interna do processador; quantas coisas ele consegue fazer ao mesmo tempo. Procure smartphones com chips quad-core pelo menos - aqueles com quatro núcleos. Mais do que isso também só para usos mais intensos e pesados.

Memória RAM

Ao lado do processador, outro item que indica o nível de performance do dispositivo é a quantidade de memória RAM. Em teoria, quanto mais RAM, melhor…mas não necessariamente todo usuário vai usar toda a capacidade do aparelho. A memória RAM está diretamente ligada à quantidade de aplicações rodando simultaneamente sem travar ou prejudicar a experiência do usuário. Hoje 1 ou 2 Giga de RAM é quase sinônimo de travamentos e chateação. Para a maioria dos usuários o mais indicado é procurar um smartphone que tenha entre 3 e 4 giga de memória RAM. Já para aqueles mais hardcore, de uso mais intenso e frenético do celular, muitos modelos já oferecem até 8 giga de RAM.

Sistema operacional

Hoje sistema operacional é basicamente questão de gosto. No passado, a diferença era muito maior. Agora são basicamente dois sistemas disponíveis no mercado: Android e o iOS, dos iPhones. Claro, cada um tem suas peculiaridades, lojas exclusiva de aplicativos. Vale experimentar e saber qual agrada mais. A principal diferença é que o Android, por ser mais aberto, permite maior personalização do aparelho.

Câmera

A qualidade da câmera do smartphone é, pra muita gente, fator decisivo de escolha. Se boas fotos e uma experiência fotográfica legal é o que você procura, existem três especificações para ficar de olho: a quantidade de megapixels, a abertura da lente e também a qualidade do sensor. Existem outros fatores como o próprio app de fotos, flash e funções extras, mas esses três são o principais para não errar na escolha. Em especial, atente para a abertura da lente; quanto maior a abertura - menor o número “F” - mais clara ela é - isso garante não só mais qualidade, mas também fotos melhores em ambientes com baixa luminosidade e até cliques mais rápidos.

Armazenamento

É o espaço que você tem para salvar seus arquivos, fotos e vídeos. Hoje, o ideal é pensar em aparelhos com capacidade a partir de 32 giga de memória. Smartphones com 16 giga - uma vez que o próprio sistema operacional já utiliza um bom pedaço - vai encher rápido e certamente a performance do dispositivo vai cair. Não é uma boa ideia. Mesmo com 32 giga, hoje o ideal é procurar serviços de armazenamento em nuvem para otimizar a memória do seu telefone

... ; principalmente para salvar fotos e vídeos.

Tela

A resolução indica a quantidade de pixels que formam a imagem na tela. Hoje poucas telas mais antigas oferecem ainda baixa qualidade. A maioria já é HD ou Full HD - e, cá entre nós - com TV digital, YouTube em alta definição e até vídeos 4K, nossos olhos já estão acostumados com uma boa definição. Entre as principais telas, a qualidade chegou a tal ponto que é cada vez mais difícil diferenciar uma da outra. O que é legal observar - e que vem se tornando uma tendência das marcas - é a relação entre o tamanho da tela e o corpo do aparelho. Cada vez mais smartphones tentam aproveitar o máximo do dispositivo para oferecer telas mais imersivas e com bordas ainda menores.

Bateria

Pouca gente dá atenção à bateria na hora de comprar um smartphone novo, mas depois se frusta quando descobre que o telefone não suporta sequer o tempo que você passa fora de casa sem ter que encontrar uma tomada para recarga no meio do caminho. É importante olhar a capacidade nominal da bateria, expressa em miliampere-hora, e comparar. Outro ponto importante é pesquisar sobre a eficiência energética do aparelho - neste caso, o processador volta a ser determinante…

Por último, se você ainda estiver indeciso, procure aquele seu amigo especialista; o cara fanático por tecnologia que está sempre por dentro das últimas novidades. Ele pode ter informações importantes para te ajudar na escolha. Mas do que isso, a internet está repleta de reviews e testes de aparelhos para você ler e tirar suas próprias conclusões. No olhardigital.com.br você encontra não só uma série de reviews de aparelhos, mas também nossos Laboratórios Digitais, que comparam smartphones de entrada, intermediários e inclusive os top de linha. Use tudo o que puder…e, se possível, experimente antes de comprar. Vá até uma loja e, com o aparelho em mãos, veja se é aquilo mesmo que você quer. Telefones são caros e tudo é válido para não errar na escolha e se arrepender depois.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.