A Black Friday 2018 começa oficialmente nesta sexta-feira (23), mas as reclamações dos consumidores já passam de 1,1 mil. O levantamento feito pelo ReclameAQUI contabiliza as queixas feitas no site até as 12h desta quinta-feira (22). Entre os principais motivos estão propaganda enganosa e e divergência de valores. Televisão e celulare lideram o ranking de categorias com mais problemas na hora da compra.

No ano passado, durante as 24 horas de ofertas do dia da Black Driday, houve 3,5 mil queixas no site. Na Black Friday 2016, o Reclame Aqui recebeu 2,9 mil e, em 2015, o número chegou 4,4 mil reclamações.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo o ReclameAqui, os números são resultado da combinação de dois fatores: o início antecipado do monitoramento e o perfil cada vez mais atento dos consumidores. As queixas antes da hora, portanto, acabam sendo sintoma natural das ofertas divulgadas pelos lojistas antes da sexta-feira.

Veja a lista de motivos mais recorrentes dos registros feitos no ReclameAqui sobre a Black Friday 2018 (das 11h do dia 21/11 às 12h do dia 22/1):

  1. Propaganda enganosa - 13,2%
  2. Divergência de valores - 6%
  3. Problemas na finalização de compra - 5,6%
  4. Atraso na entrega - 5% (casos de lojas que já estão em BF durante o mês)
  5. Estorno do valor pago - 2,9%

Produtos com mais reclamações

No levantamento, TVs, smartphones e celulares estão no topo da lista dos produtos com maior número de reclamações registrado, com 5,4% do total. O número coincide com a expectativa dos organizadores da Black Friday, que apostam nos eletrônicos, novamente, como a categoria mais buscada pelos consumidores.

Na sequência, o maior número de queixas foi registrado por pessoas que tiveram problemas para comprar tênis. Depois, as reclamações apontam para erros nos serviços de cartões de crédito e para ofertas de geladeiras.

Veja a lista de produtos com mais reclamações:

... ary">
  • TVs, smarphones e celulares - 5,4%
  • Tênis - 2,7%
  • Cartão de crédito - 1,9%
  • Geladeira/refrigerador - 1,4%
  • 10 empresas com mais reclamações

    Quais são os descontos mais bizarros da Black Friday 2018? Veja no Fórum do TechTudo.



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.