Mestre Bimba é o homenageado do Doodle do Google nesta sexta-feira (23). A comemoração ocorre pelo aniversário de 119 anos do baiano, responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil. O capoeirista também é conhecido por iniciar um novo estilo desta arte marcial chamado “capoeira regional”.

A ilustração que substitui o logo clássico do buscador exibe a performance de capoeiristas em frente à palavra Google. O usuário deve clicar sobre o ícone de play para assistir à animação.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quem foi Mestre Bimba?

O nome de Mestre Bimba é, na verdade, Manoel dos Reis Machado. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, dia 23 de novembro de 1899. Apesar de a prática da capoeira ser considerada ilegal pelo governo brasileiro na época, ele passou a jogar com 12 anos. Mestre Bimba foi um dos principais responsáveis pela difusão da capoeira no país, tendo fundado a primeira escola de capoeira do Brasil em 1932, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

A importância de Mestre Bimba para a capoeira vai além, pois ele a modernizou a fim de trazer mais adeptos à prática e competir com outras artes marciais que também ganhavam espaço naquele momento, como karatê e judô. Foi daí que surgiu a chamada “capoeira regional”.

Assim, Mestre Bimba e Mestre Pastinha ficavam em lados opostos da capoeira: enquanto aquele pregava a modernização da prática, este continuou a disseminar a capoeira de Angola. Esse estilo é mais tradicional e ligado às raízes africanas dessa arte, de maneira que o próprio Mestre Bimba praticava-a logo no início de sua carreira como capoeirista.

Mestre Bimba faleceu de derrame em 19

... 74, em Goiânia. Sua história de vida foi retratada no documentário “Mestre Bimba: a capoeira iluminada”, lançado em 2005.

Via Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.