A pergunta se repete toda vez. Antes de começar a procurar seu próximo computador, é preciso responder: o você pretende fazer com o dispositivo no dia a dia? Vai usar só para navegar na internet e assistir alguns vídeos online? Vai usar a máquina para trabalhar, produzir textos e planilhas ou precisa usar programas mais pesados como os de edição de vídeo e imagem? Pretende jogar? Games simples ou aqueles mais pesados? Este é, sem dúvida o primeiro passo para acertar na escolha…

Quanto você quer (ou pode) gastar?

Quanto você está disposto a gastar ou pode investir em uma nova máquina? Qual é o seu orçamento para essa nova aquisição? Este é mais um filtro importante antes de começar a pesquisa. Mas preste atenção: sim, existem PCs disponíveis no mercado a partir de mil reais. Estes equipamentos são indicados apenas para aquelas pessoas que não pretendem usar o computador para qualquer tarefa além de navegar na internet, ver um ou outro vídeo e, de repente, fazer trabalhos escolares simples. Para quem pretende ir um pouco além e mais, quer ter uma máquina que vai te acompanhar por mais tempo e pronta inclusive para novas tecnologias que podem surgir, existe uma espécie de "valor médio” para começar…

Meio caminho andado! Com objetivo e orçamento definidos é provável que sua escolha já tenha se limitado a muito menos modelos; já fica bem mais fácil escolher. Mas, claro, é sempre importante avaliar toda a configuração do computador antes de levar ele pra casa, certo? Ah, antes disso, mais um perguntinha: você quer mobilidade ou uma máquina fácil de ser expandida? Isso…um desktop ou notebook? A maioria hoje prefere um notebook pela praticidade e possibilidade de carregar o computador para cima e para baixo sem muita cerimônia. Existem ainda os modelos dois em um, conversíveis, com tela sensíveis ao toque que praticamente se transformam em um tablet dependendo da situação. Já para os computadores de mesa, além dos desktops tradicionais, existem os modelos “all in one”…vale a pena dar uma olhada.

Agora vamos olhar para dentro dos PCs. Podemos começar pelo coração da máquina; o processador…

Processador

Aqui, de novo, entra a questão da sua prioridade de uso. Dá pra gente dividir a categoria em três níveis: básico, intermediário e avançado. Para quem vai só navegar na web e, de repente, produzir um ou outro conteúdo, os processadores mais básicos são mais que suficiente. Na Intel, o primeiro da família é o Core i3. Na AMD, o chip de entrada é o Ryzen 3; ambos possuem quatro núcleos. Para quem precisa de um pouco mais de performance - ou ainda quem quer um computador que dure mais tempo - o nível acima é o Core i5, da Intel; e o Ryzen 5, da AMD. São os mais populares e, além de performance trazem nova tecnologias embarcadas, como economia de bateria, entre outras.

Por último, os processadores de alta performance, top de linha das marcas; seja o i7 ou i9 da Intel ou o Ryzen 7 da AMD. Esses, é claro, são indicados para todos os tipos de uso...

Memória RAM

A memória RAM é um item importante na determinação do desempenho da máquina. Definir a quantidade de RAM depende dos programas que você pretende usar. Alguns têm inclusive exigência mínima de RAM. Mas basicamente podemos definir assim: para escutar músicas, editar textos e simplesmente navegar na internet entre 2 e 4 Giga de RAM funcionam. Já para quem quer assistir séries online, usar outros serviços de streaming e até se divertir com games mais casuais, o mínimo são 4 giga de RAM. Já para trabalhos com vídeo e jogos em alta resolução, com muita demanda de processamento, o melhor é procurar um computador que tenha entre 8 e 16 giga de RAM. Resumindo: hoje em dia, talvez não valha a pena comprar um computador com menos que 4 giga de RAM...

HD ou SSD

Disco rígido ou disco sólido; HD ou SSD? A m

... aioria das máquinas (desktops e notebooks) ainda vêm com o HD convencional. Entre suas principais vantagens estão o menor preço e a alta capacidade de armazenamento. Por outro lado, quem já experimentou um computador com SSD sabe a diferença da velocidade. O SSD é muito rápido, quase instantâneo. Usando memórias flash - similares às dos populares pendrives - a maior vantagem do SSD é esta mesmo; a velocidade. Por outro lado, os SSDs ainda são mais caros, mesmo com capacidade de armazenamento inferiores…

Uma boa opção é procurar por sistema híbridos; aqueles com maior armazenamento usando um HD tradicional e um SSD menor para colocar alguns arquivos mais acessados e o próprio sistema operacional. A maioria dos SSDs vendidos possuem entre 128 e 256 giga de espaço. Apesar de já existirem opções com alguns terabytes, o preço é praticamente inacessível para muita gente.

Placa gráfica

As placas gráficas integradas - aquelas embarcadas no próprio processador - evoluíram muito de um tempo para cá. O salto de performance é significativo, mas ainda existem algumas pessoas que precisam, sim, pensar em uma máquina com placa dedicada; ou seja, à parte do processador. Gamers normalmente optam por este segundo modelo, mas para jogos mais simples, as integradas já funcionam super bem e não frustram ninguém.

Este é o caminho ideal para escolher seu próximo computador. Claro, você também ainda vai avaliar definição e tamanho da tela, detalhes como se o teclado é retroiluminado para uso em ambientes de baixa luminosidade; se o acabamento é em plástico ou alumínio e, por fim, se a marca escolhida é confiável e vai prestar um bom suporte caso seja necessário. Vale a pena prestar atenção em todos esses detalhes, afinal, o investimento é grande e você certamente vai passar com seu computador.

Se você quiser se aprofundar mais ainda nas comparações, a gente separou alguns links com comparações completas que nosso time produziu recentemente por aqui; processadores, disco de armazenamento, placa gráfica... Confira e acabe com qualquer dúvida!

Celular, fone de ouvido, notebook. A BlackFriday está recheada de ofertas, mas nem todas são vantajosas. Com a extensão do Olhar Digital, você encontra o menor preço e também cupons de descontos. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.