Uma lista publicada em novembro mostrou os aplicativos mais baixados de todos os tempos nas lojas oficiais da Apple e do Google. Entre os líderes de download, estão Facebook, WhatsApp e YouTube. Outro aplicativo que ganhou destaque em todo o mundo foi o TikTok, rede social de vídeos curtos que superou o Instagram em número de downloads nos Estados Unidos.

Outros assuntos muito procurados pelos leitores do TechTudo no mês que passou foram os novos emojis do iPhone, as recém-lançadas minifigurinhas do Gboard e o BitLife, um simulador de vida real em que o usuário determina o futuro do personagem, sucesso nos EUA. Confira, a seguir, os assuntos relacionados a aplicativos para iPhone (iOS) e Android mais procurados em novembro.

1. Os apps mais baixados de todos os tempos

Um estudo realizado pela empresa App Annie mostrou que o Facebook é o aplicativo mais baixado de todos os tempos na App Store e na Google Play Store. Outros serviços que aparecem na lista são WhatsApp, Instagram, YouTube e Messenger. A pesquisa foi realizada em comemoração aos 10 anos das lojas de aplicativos, lançadas em 2008. Outras plataformas surpreenderam por não aparecerem entre os itens mais buscados, como o Twitter, que está longe do topo desde 2015, ou por figurarem no Top 10 mesmo não sendo tão famosas, caso do mensageiro chinês QQ.

2. TikTok supera Instagram e Facebook

Sucesso nos Estados Unidos e na Ásia, o aplicativo de vídeos curtos TikTok ficou à frente de Instagram e Facebook em número de downloads nas lojas de apps, batendo a marca de 130 milhões de usuários no mundo. Anteriormente chamada de Musical.ly, a plataforma é voltada para a publicação de dublagens de músicas e vídeos de humor, com direito a efeitos e filtros para deixar as gravações mais animadas. Aqui no Brasil, a plataforma já está ganhando adeptos famosos, como os humoristas Whindersson Nunes e Tirullipa.

3. Novos emojis para iPhone

Os novos emojis lançados pela Apple fizeram sucesso no mês de novembro. Liberado com a atualização do sistema para a versão iOS 12.1, o pacote contém mais de 70 novas figuras, entre pessoas, animais, alimentos e itens do dia a dia. Uma das novidades deixou os usuários confusos: o emoji Woozy Face é um rosto que pode ser interpretado de várias formas, como uma cara de tonto, uma pessoa cansada, sentimental ou até mesmo bêbada. Entre os outros ícones, estão uma nova face apaixonada, um cara de súplica e carinhas com frio, calor e com motivos de festa.

4. Simulador de vida real faz sucesso

Durante o mês de novembro, o app BitLife passou nove dias no primeiro lugar da lista de aplicativos mais baixados da App Store americana, superando YouTube, Netflix e Spotify. O serviço cria uma vida virtual do usuário, percorrendo toda a sua linha do tempo, desde o nascimento até a morte. Durante a utilização, é necessário fazer escolhas para determinar o futuro do personagem, como estudar, entrar na faculdade e namorar. Cada escolha gera uma consequência e interfere nos eventos futuros.

5. Calculadora de IMC

O aplicativo IMC Calculadora realiza o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) de forma rápida no Android e no iPhone (iOS). Utilizando poucos passos e informações básicas, como altura e peso do usuário, o app mostrará se o indivíduo está no seu peso ideal, seguindo uma medida internacional aprovada pelo Ministério da Saúde. Com a informação em mãos, é possível determinar se é preciso emagrecer ou ganhar massa, mantendo um estilo de vida saudável.

6. Gboard ganha figurinhas com a sua cara

O teclado virtual Gboard ganhou um recurso que cria emojis baseado no rosto do usuário

... >. Para isso, basta tirar uma selfie e aguardar que o aplicativo capture as características físicas do rosto, como cor dos olhos, barba e o formato da face. Depois, basta personalizar o personagem para ficar ainda mais parecido com você. A funcionalidade está disponível no iPhone e no Android, e permite enviar as figurinhas em mensageiros como WhatsApp e Messenger.

7. App que mudam a voz

Uma lista reuniu aplicativos capazes de mudar a voz do usuário durante ligações telefônicas. O recurso é ideal para fazer brincadeiras e pegadinhas com os amigos. Além de distorcer a voz, alguns apps disponibilizam filtros sonoros que transformam a voz na de robôs e monstros, além de adicionar efeitos, como sons de bichos e gritos. Os efeitos podem ser utilizados em iPhones e aparelhos com Android, e podem ser usados tanto em ligações quanto em gravações no celular.

8. Novo DNS deixa internet mais rápida

Lançado em abril, o DNS 1.1.1.1, da Cloudflare, possui aplicativos que permitem a utilização do servidor nos celulares. O serviço está disponível para iPhone e Android e pode ser usado com poucos passos e sem cadastro. De acordo com a fabricante, a conexão é mais rápida que o servidor do Google e promete acelerar o carregamento de sites e manter privacidade, pois não coleta nenhum tipo de dado de navegação.

9. Uber ganha nova modalidade

A Uber substituiu o UberPool pelo Uber Juntos, no Brasil. O novo serviço também é voltado para viagens compartilhadas entre usuários que percorrerão o mesmo trajeto. No entanto, a nova modalidade pode solicitar que o usuário caminhe até um ponto de encontro que priorize a rota do motorista, como uma avenida, por exemplo. Desta forma, a novidade evita que o condutor faça voltas ou retornos para encontrar o passageiro. O novo recurso deixa as corridas até 35% mais baratas que na versão UberX, modalidade mais barata do aplicativo.

Qual é o melhor jogo brasileiro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.